Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26356
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Luiz Antônio-
dc.contributor.authorPeres, Amanda Brizola Caselli-
dc.date.accessioned2024-07-19T17:39:16Z-
dc.date.available2024-07-19T17:39:16Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26356-
dc.description.abstractEm um cenário marcado pelas transformações digitais, o fenômeno da comunicação ganhou força a partir da evolução das redes sociais. Nesse contexto, é possível observar a popularidade dessas plataformas entre candidatos e representantes partidários, que passaram a adotá-las – em específico, o Twitter – como meios oficiais de suas declarações e manifestações. Os canais da Imprensa, como rádio e TV, antes tidos como fundamentais para a divulgação de campanhas eleitorais e comunicação dos líderes políticos com os cidadãos, acabaram perdendo espaço para os perfis em rede, que possibilitam conversações e interações com outros usuários. Em consonância com essa ascendência digital, a conflituosa relação entre Política e Imprensa, estabelecida em uma perspectiva histórica no desenvolvimento das atividades jornalísticas no Brasil, também pode ser considerada um dos elementos pelos quais os atuais políticos optam pela utilização das redes como meio oficial de comunicação. Grande exemplo desse fenômeno que envolve Política e Redes Sociais é a utilização que Jair Bolsonaro, atual presidente do Brasil, faz do Twitter. A partir dessa breve contextualização, a presente pesquisa pretende analisar as maneiras pelas quais Bolsonaro, que ocupa um dos mais importantes cargos do país, trata o Jornalismo em seu perfil no Twitter.pt_BR
dc.description.abstractOn a scenario marked by digital transformations, the phenomenon of communication has gained strength from the evolution of social media. In this context, it is possible to observe the popularity of these platforms between candidates and partisan representatives, who began to adopt them – Twitter, more specifically – as official means of statements and manifestations. Press channels, such as radio and TV, that used to be seen as fundamental for marketing on election campaigns and communication between political leaders and citizens, ended up losing space for social media profiles, who allow conversations and interactions with other users. Along with this digital ascendance, the conflicting relation between Politics and Press, established on a historical perspective of the development of journalistic activities in Brazil, can also be considered one of the elements through which current politicians choose to communicate officially. A big example of this phenomenon envolving Politics and Social Media is the use that Jair Bolsonaro, the current president of Brazil, makes of Twitter. From this brief contextualization, this research intends to analyze the ways in which Bolsonaro, who occupies one of the most important roles in the country, treats Journalism on his Twitter profile.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectJORNALISMOpt_BR
dc.subjectPOLÍTICApt_BR
dc.subjectINTERNETpt_BR
dc.subjectREDES SOCIAISpt_BR
dc.subjectJOURNALISMen_US
dc.subjectPOLITICSen_US
dc.subjectSOCIAL MEDIAen_US
dc.titleJornalismo e política: como Bolsonaro trata a imprensa no Twitterpt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2019/2-
dc.degree.graduationJornalismo-
Aparece en las colecciones:TCC Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2019_2_AMANDA_BRIZOLA_CASELLI_PERES_TCC.pdfTexto completo1,14 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.