Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26352
Tipo: Monografia
Título: Rádio e podcast: uma análise do consumo de áudio por estudantes de jornalismo da UFRGS e PUCRS
Autor(es): Bado, Camila Spanemberg
Orientador: Cunha, Mágda
Data de Publicação: 2020
Palavras-chave: RÁDIO
PODCAST
JORNALISMO
JOVENS
UFRGS
PUCRS
RADIO
JOURNALISM
YOUNG
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar como e quando os estudantes de jornalismo das faculdades de comunicação de Porto Alegre consomem rádio e podcast, traçar uma comparação do consumo entre esses dois formatos e verificar as consequências do aumento da popularização dos podcasts para o jornalismo. As instituições escolhidas para pesquisa foram a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que possuem grande tradição no campo da comunicação e estão nas melhores classificações do ranking RUF 2019, da Folha de São Paulo. Esta monografia inclui um referencial teórico baseado em Assis e Luiz (2010), Foschini e Taddei (2006) e Primo (2005) que trazem um contexto amplo sobre os podcasts, analisando desde seu surgimento até o seu efeito na sociedade. Para o estudo relacionado ao rádio, os autores consultados são Kischinhevski (2016), Ferraretto (2012) e Del Bianco (2010), entre outros. Também serão utilizados Carvalho (2017) e Calliari e Motta (2012), para compreensão do perfil das gerações Y e Z, composta por jovens universitários. Destaco a importância desse tema para a construção de uma discussão quanto a produção de conteúdo jornalístico para as gerações futuras, que são mais apressadas e mais conectadas. É necessário compreender o perfil destes jovens e seus hábitos de consumo. Os futuros jornalistas, além de representarem essas gerações, serão os responsáveis por criar meios de comunicação direto com seus semelhantes. Uma vez que o mundo está cada vez mais tecnológico e novos formatos surgem rapidamente, compreender os novos padrões é o caminho para começar a adaptar-se às novas realidades.
This paper aims to identify how and when journalism students from Porto Alegre communication schools with the largest number of students consume radio and podcast, draw a comparison of consumption between these two formats and verify the consequences of the increasing popularization of podcasts for journalism. The institutions chosen for research were the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS), which have a long tradition in the field of communication. This monograph includes a theoretical framework based on Assis and Luiz (2010), Foschini and Taddei (2006) and Primo (2005) that bring a broad context about podcasts, analyzing from their emergence to their effect on society. For the study related to radio, the authors consulted are Kischinhevski (2016), Ferraretto (2012) and Del Bianco (2010), among others. Carvalho (2017) and Calliari and Motta (2012) will also be used to understand the profile of generations Y and Z, composed of young university students. I highlight the importance of this theme for the construction of a discussion regarding the production of journalistic content for future generations, who are more hurried and more connected. It is necessary to understand the profile of these young people and their consumption habits. Future journalists, in addition to representing these generations, will be responsible for creating direct means of communication with their peers. As the world is increasingly technological and new formats are emerging quickly, understanding the new standards is the way to start adapting to the new realities.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26352
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