Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26342
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMorosini, Marília Costa-
dc.contributor.authorSilveira, Brenda Henz-
dc.date.accessioned2024-07-18T18:09:50Z-
dc.date.available2024-07-18T18:09:50Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26342-
dc.description.abstractEste estudo objetivou compreender o papel do docente que atua na educação infantil com crianças de zero aos 3 anos no processo de auxiliar seu desenvolvimento a partir do planejamento de sua ação pedagógica. E com os objetivos específicos buscou-se compreender o processo de desenvolvimento infantil da primeira infância, bem como, conhecer as principais práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes que atuam em turmas de berçário e maternal, assim como, compreender o papel do professor no desenvolvimento da criança na primeira infância a partir de abordagens teóricas, como também, analisar o papel do professor no desenvolvimento das crianças de zero aos 3 anos na educação infantil, segundo a percepção de docentes. O referencial teórico abordou sobre a etapa da educação infantil, o desenvolvimento humano na primeira infância, a abordagem Emmi Pikler e a proposta Elinor Goldschmied, assim como, o papel do educador frente ao desenvolvimento da criança no contexto da educação infantil, baseando-se nos seguintes autores: PAPALIA (2013), GONZALEZ-MENA (2014; 2015), FALK (2021), GOLDSCHMIED E JACKSON (2006), MAJEM E ÒDENA (2010) e FOCHI (2018). A abordagem metodológica deste trabalho é qualitativa, com pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, através da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas, pela plataforma do “Google Forms”. Participaram da pesquisa quatro docentes que atuam em turmas de berçário e maternal, em escola de educação infantil, pertencente a rede privada do munício de Porto Alegre/RS. Os resultados encontrados a partir da realização da presente pesquisa são: as professoras reconhecem a sua importância e influência no processo de desenvolvimento das crianças que estão aos seus cuidados; tem conhecimento sobre os princípios da abordagem de Emmi Pikler e da proposta de Elinor Goldschmied; organizam práticas pedagógicas com intencionalidade, por exemplo, o cesto de tesouros, brincar heurístico - tapetes, exploração livre e contextos brincantes; valorizam os momentos de cuidados individuais. Desse modo, por meio do estabelecimento do vínculo e da confiança no momento dos cuidados, entre o educador e as crianças, assim como, ao proporcionar descobertas, investigações e experiências, por meio dos contextos brincantes com intencionalidade, os bebês e crianças bem pequenas se desenvolvem de maneira saudável e em sua integralidade no contexto da escola de educação infantil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectDESENVOLVIMENTO INFANTILpt_BR
dc.subjectEMMI PIKLERpt_BR
dc.subjectELINOR GOLDSCHMIEDpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.subjectPRIMEIRA INFÂNCIApt_BR
dc.subjectPROFESSORASpt_BR
dc.titleA influência docente no processo de desenvolvimento da criança na primeira infância em escola de educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Humanidades-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2021/2-
dc.degree.graduationPedagogia-
Appears in Collections:TCC Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_2_BRENDA_HENZ_SILVEIRA_TCC.pdfTexto completo1,16 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.