Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26313
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dc.contributor.advisorAraujo, Luiz Antônio-
dc.contributor.authorApratto, Camila Schatkoski-
dc.date.accessioned2024-07-16T11:32:45Z-
dc.date.available2024-07-16T11:32:45Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26313-
dc.description.abstractEste trabalho aborda a influência do jornalismo de entretenimento na construção da imagem e visibilidade de Bolsonaro. A análise dessa relação foi realizada através do programa CQC, da Rede Bandeirantes de Televisão, que contou com ao menos seis participações de Bolsonaro entre 2009 e 2016. Além de abordar a construção da imagem, o objetivo da pesquisa também passa por identificar o estilo de comunicação empregado por Bolsonaro nas entrevistas. Inicialmente, o trabalho aborda história da TV brasileira desde sua implementação em 1950 e estabelece conexões com o desenvolvimento da cultura brasileira e a consolidação da televisão como uma força hegemônica de informação. Posteriormente, aborda o conceito de entretenimento e sua relação na sociedade para adentrar no neologismo infotenimento. Esse é um conceito fundamental para a compreensão da abordagem do programa analisado. Ainda neste estudo a hipótese do agendamento é aprofundada para compor a compreensão da análise dos dados obtidos no corpus de pesquisa. Para compor o corpus foram resgatados sete vídeos de participações de Bolsonaro no CQC, entre os anos de 2009 e 2012. Para esta pesquisa, utilizou-se a Análise de Conteúdo e os vídeos foram transcritos e submetidos a um software para auxiliar na codificação.pt_BR
dc.description.abstractThis work addresses the influence of entertainment journalism on the construction of Bolsonaro's image and visibility. The analysis of this relationship was carried out through the CQC program of the Bandeirantes Television Network, which featured at least six participations by Bolsonaro between 2009 and 2012. In addition to addressing the construction of the image, the aim of the research also involves identifying the communication style employed by Bolsonaro in the interviews. Initially, the work addresses the history of Brazilian TV since its inception in 1950 and establishes connections with the development of Brazilian culture and the consolidation of television as a hegemonic force in information dissemination. Subsequently, it delves into the concept of entertainment and its relationship in society to delve into the neologism "infotainment." This is a fundamental concept for understanding the approach of the program under review. Also, in this study, the hypothesis of agenda-setting is deepened to enhance the understanding of the analysis of the data obtained in the research corpus. To compose the corpus, seven videos of Bolsonaro's participation in CQC between 2009 and 2012 were collected. Content Analysis was used for this research, and the videos were transcribed and submitted to software to assist in the encoding.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectBOLSONAROpt_BR
dc.subjectINFOTENIMENTOpt_BR
dc.subjectCQCpt_BR
dc.subjectJORNALISMO DE ENTRETENIMENTOpt_BR
dc.subjectINFOTAINMENTen_US
dc.subjectENTERTAINMENT JOURNALISMen_US
dc.titleA influência do jornalismo de entretenimento na construção da imagem de Bolsonaro: uma análise das participações no programa CQC de 2009 a 2012pt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2023/2-
dc.degree.graduationJornalismo-
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