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dc.contributor.advisorPellanda, Eduardo Campos-
dc.contributor.authorFelizardo, Alice Kilppe-
dc.date.accessioned2024-07-10T19:57:34Z-
dc.date.available2024-07-10T19:57:34Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26279-
dc.description.abstractEste estudo investiga o impacto do uso da Realidade Virtual (RV), por meio de vídeos em 360° no jornalismo, com foco na série Baía 360º da Agência Pública, que aborda a problemática da poluição na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ). A pesquisa adotará métodos de análise documental para ressaltar as contribuições dessas tecnologias, integrando os resultados ao levantamento bibliográfico sobre o tema. O objetivo central é identificar as contribuições e desafios da RV na construção do jornalismo imersivo, destacando como a tecnologia pode aproximar os espectadores dos eventos noticiados. Apesar dos desafios técnicos e financeiros associados à produção de conteúdo nesses formatos, a crescente disponibilidade de dispositivos de RV e plataformas de vídeos em 360° amplia o seu potencial. O estudo enfatiza a importância da inovação e experimentação no jornalismo em constante evolução, promovendo uma narrativa de notícias envolvente e interativa. Por fim, essa pesquisa busca contribuir para a compreensão dos benefícios e desafios da integração da realidade virtual e dos vídeos em 360° no jornalismo, incentivando a sua adoção e aprimoramento.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigates the impact of the use of Virtual Reality (VR) through 360° videos in journalism, focusing on Agência Publica’s series Baía 360°, which addresses the problem of pollution in Guanabara Bay, in Rio de Janeiro (RJ). The research will adopt documentary analysis methods to highlight the contributions of these technologies, integrating the results with a bibliographic survey on the subject. The central objective is to identify the contributions and challenges of VR in the construction of immersive journalism, highlighting how the technology can bring viewers closer to the events being reported. Despite the technical and financial challenges associated with producing content in these formats, the growing availability of VR devices and 360° video platforms expands their potential. The study emphasizes the importance of innovation and experimentation in constantly evolving journalism, promoting an engaging and interactive news narrative. Finally, this research seeks to contribute to an understanding of the benefits and challenges of integrating virtual reality and 360° videos into journalism, encouraging their adoption and improvement.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectREALIDADE VIRTUALpt_BR
dc.subjectVIDEOS 360°pt_BR
dc.subjectJORNALISMOpt_BR
dc.subjectIMERSÃOpt_BR
dc.subjectVIRTUAL REALITYen_US
dc.subject360° VIDEOSen_US
dc.subjectJOURNALISMen_US
dc.subjectIMMERSIONen_US
dc.titleJornalismo imersivo: o uso da realidade virtual e dos vídeos em 360° na produção da reportagem Baía 360º da agência públicapt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2023/2-
dc.degree.graduationJornalismo-
Aparece en las colecciones:TCC Jornalismo

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