Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26182
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPuhl, Paula Regina-
dc.contributor.authorGarcia, Ísis Falcão-
dc.date.accessioned2024-07-03T17:24:48Z-
dc.date.available2024-07-03T17:24:48Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26182-
dc.description.abstractEste trabalho tem como problema de pesquisa analisar como a imagem feminina foi representada pelo conteúdo da revista Elle Brasil entre os anos de 2011 e 2021. Os objetivos são: verificar as transformações das mulheres ao longo dos anos e a forma que buscaram reconhecimento na sociedade, compreender como o tema beleza e estética são tratados nas reportagens e verificar como jornalismo e moda se relacionam e colaboram para entendermos a representação feminina. Para uma análise mais detalhada, o recorte de pesquisa foram três reportagens de três edições, do ano de 2011, 2015 e 2021. Para tal, foram utilizados a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a análise de conteúdo das reportagens. A partir do estudo foi percebido que as revistas incentivam um determinado padrão de beleza ao mesmo tempo que o questionam, acompanhando os questionamentos das mulheres na década observada. Beleza e estética são temas que ora obedecem uma ordem progressista, ora retrógrada. O jornalismo de moda permite que detectemos valores sociais impressos no vestir conforme o período estudado, ou seja, retomar os conteúdos das reportagens nos permite realizar uma leitura de um tempo específico e como a representação feminina ocorreu.pt_BR
dc.description.abstractThe research problem of this work is to analyze how the female image was represented by the content of the Elle Brasil magazine between 2011 and 2021. The objectives are: to verify the transformations of women over the years and the way they sought recognition in society, understand how the theme of beauty and aesthetics are treated in the reports and verify how journalism and fashion are related and collaborate to understand the female representation. For a more detailed analysis, the research clipping was three reports from three editions, from the year 2011, 2015 and 2021. To this end, bibliographic research, documentary research and content analysis of the reports were used according to Fonseca Júnior (2008). From the study it was noticed that the magazines encourage a certain standard of beauty while questioning it, following the questioning of women in the observed decade. Beauty and aesthetics are themes that sometimes obey a progressive order, sometimes retrograde. Fashion journalism allows us to detect social values printed in the dress according to the period studied, that is, resuming the contents of the reports allows us to carry out a reading of a specific time and how the female representation occurred.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectREPRESENTAÇÃO FEMININApt_BR
dc.subjectIMPRENSA FEMININApt_BR
dc.subjectJORNALISMO DE MODApt_BR
dc.subjectBELEZA E ESTÉTICApt_BR
dc.subjectFEMALE REPRESENTATIONen_US
dc.subjectFEMALE PRESSen_US
dc.subjectFASHION JOURNALISMen_US
dc.subjectBEAUTY AND AESTHETICSen_US
dc.titleJornalismo e moda: a representação da mulher na revista Elle Brasil, edições de 2011 a 2021pt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2022/1-
dc.degree.graduationJornalismo-
Aparece en las colecciones:TCC Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2022_1_ISIS_FALCAO_GARCIA_TCC.pdfTexto completo9,49 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.