Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26177
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCassol, Ivone Maria-
dc.contributor.authorOliveira, Luisa Giordani de-
dc.date.accessioned2024-07-03T14:36:36Z-
dc.date.available2024-07-03T14:36:36Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26177-
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão do curso de graduação em jornalismo da PUCRS busca analisar como é construída a figura da mãe através de uma amostra selecionada de narrativas dos casos de filicídio de Rafael Winques (2020) e Miguel dos Santos Rodrigues (2021), todas veiculadas pelo portal de notícias online G1 RS. Tal estudo é realizado utilizando como base a metodologia de análise das narrativas jornalísticas proposta por Motta (2008). A presente monografia também se propõe a compreender a relação entre jornalismo e conhecimento social, através dos estudos dos teóricos Alsina (2009), Eduardo Meditsch (1997 e 1992), Genro Filho (1987), Berger e Luckmann (1966) e Moscovici (2005). Igualmente, ambicionamos refletir sobre o impacto dos veículos de comunicação na construção e consolidação do espaço social destinado a figura da mulher-mãe, com o apoio bibliográfico de Friedman (2020), Wolf (2018), Badinter (1985) e Lerner (2019). Através da análise da construção da figura materna nas narrativas que noticiam casos de filicídio é perceptível o esforço das peças selecionadas de condenar essa mãe de todas as formas, mas especialmente através do julgamento moral. Proporcionando narrativas onde os papéis de gênero são reafirmados, auxiliando na perpetuação dos estereótipos opressivos associados à mulher através dessas produções jornalísticas.pt_BR
dc.description.abstractThis final paper for the undergraduate journalism course at PUCRS seeks to analyze how the figure of the mother is constructed through a selected sample of narratives from the filicide cases by Rafael Winques (2020) and Miguel dos Santos Rodrigues (2021), all conveyed by the online news portal G1 RS. This study is carried out using as a basis the methodology of analysis of journalistic narratives proposed by Motta (2008). This monograph also aims to understand the relationship between journalism and social knowledge, through the studies of theorists Alsina (2009), Eduardo Meditsch (1997 and 1992), Genro Filho (1987), Berger and Luckmann (1966) and Moscovici (2005). ). Likewise, we aim to reflect on the impact of communication vehicles in the construction and consolidation of the social space destined for the figure of the woman-mother, with the bibliographic support of Friedman (2020), Wolf (2018), Badinter (1985) and Lerner (2019) . Through the analysis of the construction of the mother figure in the narratives that report cases of filicide, the effort of the selected plays to condemn this mother in all ways, but especially through moral judgment, is perceptible. Providing narratives where gender roles are reaffirmed, helping to perpetuate the oppressive stereotypes associated with women through these journalistic productions.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectESTEREOTIPOpt_BR
dc.subjectREPRESENTACAO SOCIALpt_BR
dc.subjectJORNALISMO E MATERNIDADEpt_BR
dc.subjectFILICIDIOpt_BR
dc.subjectSTEREOTYPEen_US
dc.subjectSOCIAL REPRESENTATIONen_US
dc.subjectJOURNALISM AND MOTHERHOODen_US
dc.subjectFILICIDEen_US
dc.titleA construção da mãe filicida nas narrativas do G1 RS: análise das mortes de Rafael Winques (2020) e de Miguel dos Santos Rodrigues (2021)pt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2022/1-
dc.degree.graduationJornalismo-
Appears in Collections:TCC Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_1_LUISA GIORDANI DE OLIVEIRA_TCC.pdfTexto completo1 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.