Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26120
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPellanda, Eduardo Campos
dc.date.accessioned2024-06-15T12:04:21Z-
dc.date.available2024-06-15T12:04:21Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26120-
dc.description.abstractEsta dissertação investiga como as tecnologias de Realidade Estendida (XR) evoluíram para melhor se adaptarem às experiências humanas, a partir de uma revisão histórica da mídia e da coleta de documentos e publicações online sobre dispositivos contemporâneos. A trajetória histórica da XR é explorada desde as suas origens conceituais, no espaço das artes, até o desenvolvimento dos dispositivos de Realidade Virtual (RV) e Realidade Mista (RM) mais atuais. Para abordar o atual estado da tecnologia, foram escolhidos cinco dispositivos, Google Glass, Microsoft Hololens, Magic Leap, Meta Quest Pro e Apple Vision Pro, analisados por meio da divulgação oficial das empresas e da cobertura de portais on-line de notícias de tecnologia. Inspirada na arqueologia da mídia, a pesquisa faz, primeiro, um exame da história desses dispositivos e um mapeamento de questões relacionadas ao seu desenvolvimento, sua interface e seus contextos de uso, para, então, serem analisados os efeitos na experiência do usuário, como questões de usabilidade e fatores humanos envolvidos no seu uso. O objetivo da pesquisa é entender a evolução e os mecanismos de funcionamento da XR, compreender as características humanas que permeiam a sua pesquisa e explorar os desafios para a sua adoção. Para isso, a dissertação se apoia nas definições relacionadas ao desenvolvimento tecnológico da comunicação como a ecologia da mídia, a remediação, a interface, a interação humano-computador e a experiência do usuário, utilizando autores como McLuhan (1979), Bolter e Grusin (1999), Scolari (2021), Johnson (2001) e Barbosa et al. (2021). Espera-se que a pesquisa apresente, além de alguns marcos no desenvolvimento da XR e tendências atuais, uma visão mais ampla sobre a percepção e a interação dos usuários com essas tecnologias, contribuindo para o debate sobre novas tecnologias, seus desafios e seu impacto na cultura e na sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation investigates how Extended Reality (XR) technologies have evolved to better adapt to human experiences, based on a historical review of the media and the collection of documents and online publications about contemporary devices. The historical trajectory of XR is explored from its conceptual origins, in the arts, to the development of the most current Virtual Reality (VR) and Mixed Reality (MR) devices. To address the current state of technology, five devices were chosen, Google Glass, Microsoft Hololens, Magic Leap, Meta Quest Pro and Apple Vision Pro, analyzed through the companies' official disclosure and coverage on online technology news portals. Inspired by media archaeology, the research first examines the history of these devices and maps issues related to their development, their interface and their contexts of use, and then analyzes the effects on the user experience, such as usability issues and human factors involved in its use. The goal of the research is to understand the evolution and working mechanisms of XR, understand the human characteristics that permeate its research and explore the challenges for its adoption. To achieve this, the dissertation is based on definitions related to the technological development of communication such as media ecology, remediation, interface, human-computer interaction and user experience, using authors such as McLuhan (1979), Bolter and Grusin ( 1999), Scolari (2021), Johnson (2001) and Barbosa et al. (2021). It is expected that the research will present, in addition to some milestones in the development of XR and current trends, a broader view of users' perception and interaction with these technologies, contributing to the debate on new technologies, their challenges and their impact on culture and society.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectREALIDADE VIRTUALpt_BR
dc.subjectINTERFACE COM O USUÁRIOpt_BR
dc.subjectTECNOLOGIApt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.titleEvolução tecnológica e experiência do usuário na realidade estendida: análise de dispositivos de realidade mista a partir de publicações oficiais e da cobertura de portais de tecnologiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000508151-Texto+completo-0.pdfTexto completo6,9 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.