Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26111
Tipo: masterThesis
Título: A internacionalização no currículo do ensino médio: desafios da gestão escolar
Orientador: Morosini, Marília Costa
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2024
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
EDUCAÇÃO INTERNACIONAL
ENSINO MÉDIO
EDUCAÇÃO
Resumo: Com a expansão das relações internacionais, os sistemas educacionais necessitam estar atualizados para os novos desafios, oferecendo conhecimentos, competências e habilidades para um mundo cada vez mais globalizado. É nesse contexto que a aplicação dos conceitos sobre a internacionalização da educação no ensino médio e o desenvolvimento de disciplinas com capacidade de integrar os saberes além de uma região tornam-se fundamentais para o crescimento social. Esta dissertação tem como objetivo analisar os desafios da gestão escolar diante das transformações culturais de um mundo globalizado e interconectado, com a implementação de um currículo internacionalizado no ensino médio, examinando a Base Nacional Comum Curricular e os marcos regulatórios nacionais; identificando as principais potencialidades e dificuldades (materiais, tecnológicas e estruturais) que os professores terão para o uso das metodologias voltadas à internacionalização do ensino; evidenciando os conceitos sobre a internacionalização da educação básica para que se possa compreender a melhor forma de gestão de processos de ensino e aprendizagem; buscando ações administrativas e elaborando estratégias de gestão para a formação continuada eficientes voltadas à implementação de disciplinas e atividades de acordo com os parâmetros nacionais para a Internacionalização da Educação Básica no Brasil. Utilizou-se a metodologia da Pesquisa Participante onde, ao final de três encontros presenciais em que foram debatidos alguns marcos regulatórios da educação no Brasil, conceitos da Internacionalização e sugestões de soluções e ações práticas para a gestão, foi aplicada uma entrevista com o objetivo de obter respostas quantitativas e qualitativas.tendo como finalidade compreender o entendimento de alguns educadores vinculados ao ensino médio de uma escola privada acerca dos conceitos e da importância de se desenvolver um ensino com base em parâmetros da internacionalização. Os resultados encontrados subsidiaram as reflexões para se pensar em como implementar os paradigmas da internacionalização da educação no currículo escolar do ensino médio através de ações da gestão escolar, identificando resistências às mudanças, buscando aproximar os processos de aprendizagem, qualificando o currículo e o intercâmbio cultural, preparando o aluno para o mercado de trabalho e proporcionando uma educação de qualidade para o desenvolvimento de um cidadão global.
With the expansion of international relations, educational systems need to be updated to new challenges, offering knowledge, skills and abilities for an increasingly globalized world. It is in this context that the application of concepts about the internationalization of education in secondary education and the development of subjects with the capacity to integrate knowledge beyond a region become fundamental for social growth. This dissertation aims to analyze the challenges of school management in the face of cultural transformations in a globalized and interconnected world, with the implementation of an internationalized curriculum in secondary education, examining the National Common Curricular Base and national regulatory frameworks; identifying the main potentialities and difficulties (material, technological and structural) that teachers will have when using methodologies aimed at the internationalization of teaching; highlighting the concepts about the internationalization of basic education so that one can understand the best way to manage teaching and learning processes; seeking administrative actions and developing management strategies for efficient continuing education aimed at implementing disciplines and activities in accordance with national parameters for the Internationalization of Basic Education in Brazil. The Participant Research methodology was used where, at the end of three meetings in which some regulatory frameworks for Brazilian education, Internationalization concepts and suggestions for solutions and practical actions for educational management were discussed; an interview was carried out with the aim of obtaining quantitative and qualitative responses.with the aim of understanding the understanding of some educators linked to secondary education at a private school regarding the concepts and importance of developing teaching based on internationalization parameters. The results found supported reflections to think about how to implement the paradigms of internationalization of education in the high school curriculum through school management actions, identifying resistance to changes, seeking to bring learning processes closer together, qualifying the curriculum and cultural exchange , preparing students for the job market and providing quality education for the development of a global citizen.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26111
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000508162-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,56 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.