Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26095
Type: masterThesis
Title: Editora antofágica: a contação de histórias como uma estratégia publicitária para a venda de livros clássicos no Brasil
Author(s): Almeida, Laura Pereira de
Advisor: Dornelles, Beatriz Corrêa Pires
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Issue Date: 2024
Keywords: CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
EDITORAS - MERCADO
ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS
PUBLICIDADE
Abstract: Esta dissertação objetivou verificar a contação de histórias como uma estratégia publicitária da Editora Antofágica – que possui um catálogo composto exclusivamente de livros clássicos que estão em domínio público. Analisamos três livros clássicos publicados pela editora (“Úrsula”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “O Mágico de Oz”) e a comunicação do Instagram da editora referente a estes lançamentos. Esta pesquisa é bibliográfica, documental, um Estudo de Caso e, na análise, aplicamos a Análise de Discurso. Quanto aos resultados, consideramos que a Editora Antofágica, ao empregar a contação de histórias como uma estratégia publicitária, apresenta um diferencial perante as outras editoras no mercado editorial brasileiro. A estratégia é um ponto positivo que aumenta a conexão com o público, facilita o acesso aos livros clássicos e enriquece a experiência de compra.
This dissertation aimed to verify storytelling as an advertising strategy for Editora Antofágica – which has a catalog composed exclusively of classic books that are in the public domain. We analyzed three published classic books (“Úrsula”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” and “The Wizard of Oz”) and the publisher’s Instagram communication regarding these releases. This research is bibliographic, documentary, a Case Study and, in the analysis, we apply Discourse Analysis. As for the results, we consider that Editora Antofágica, by using storytelling as an advertising strategy, presents a difference compared to other publishers in the Brazilian publishing market. The strategy is a positive point that increases connection with the public, facilitates access to classic books and enriches the shopping experience.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26095
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000508114-Texto+completo-0.pdfTexto completo7,22 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.