Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26065
Tipo: masterThesis
Título: Percepções de professores de física do ensino médio sobre suas práticas docentes mediadas por tecnologias digitais nos contextos do ensino remoto emergencial e pós-pandêmico: uma análise à luz do TPACK
Autor(es): Dal Zotto, Íngridy Loreian
Orientador: Oliveira, Luciano Denardin de
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2024
Palabras clave: PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
FÍSICA - ENSINO MÉDIO
TECNOLOGIA DIGITAL
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
EDUCAÇÃO
NÃO INDEXADO
Resumen: O ensino de Física e o uso de tecnologias digitais passaram por adaptações nos contextos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e de pós-pandemia, devido à COVID-19. O isolamento social ocasionou o fechamento das escolas e à adoção do ensino online. Os desafios enfrentados pelos docentes nessa modalidade levaram a reflexões sobre práticas pedagógicas, considerando desigualdades sociais, dificuldades de acesso às tecnologias e organização pessoal. Esse movimento adaptativo tornou-se crucial para atender às demandas contemporâneas da educação, as quais requerem da estruturação dos conhecimentos tecnológico, pedagógico e de conteúdo pelo professor no contexto que se apresenta. Por este motivo a presente pesquisa teve como objetivo compreender, pela perspectiva do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), as percepções dos professores de Física do Ensino Médio sobre suas práticas docentes mediadas por tecnologias digitais nos contextos do ERE e de pós-pandemia. A pesquisa caracteriza-se por uma análise qualitativa do tipo estudo de caso e teve como participantes de pesquisa professores de Física do Ensino Médio do Rio Grande do Sul. Entrevistas semiestruturadas foram usadas como instrumento de coleta, cujos relatos foram posteriormente analisados pela perspectiva do framework do TPACK, por meio do método de Análise Textual Discursiva (ATD).A partir da análise emergiram quatro categorias: (1) percepções dos professores acerca da prática docente mediada por tecnologias digitais nos contextos do Ensino Remoto Emergencial e pós-pandêmico; (2) percepções dos professores acerca do desenvolvimento profissional docente desencadeado pelo Ensino Remoto Emergencial; (3) percepções dos professores acerca dos estudantes no Ensino Remoto Emergencial e no contexto pós-pandêmico; e (4) percepções dos professores sobre a avaliação educacional no Ensino Remoto Emergencial e no contexto pós-pandêmico. Os resultados evidenciam uma evolução nas práticas docentes atuais respaldadas por experiências exitosas advindas do contexto do ERE e indicam a necessidade de incorporação e uso integrado da tecnologia, pedagogia e conteúdo nas formações docentes atuais, visando o desenvolvimento profissional eficaz.
Physics teaching and the use of digital technologies passed through adaptations in the Emergency Remote Education (ERE) and post-pandemic contexts, due to COVID-19. The social isolation caused school closures and the adoption of online education. The challenges faced by the teachers in this modality lead to reflections about pedagogical practices, considering social inequality, difficulty accessing technologies and personal organization. This adaptive movement became crucial to attend the contemporary education demands, which require the structuring of the technological, pedagogical, and content knowledges by the teacher in the presented context. For this reason, the present research had the objective to understand, from the perspective of Technological, Pedagogical and Content Knowledge (TPACK), the High School Physics teachers perceptions on their teching practices mediated by digital technologies in the ERE and post-pandemic contexts.The research is characterized by a case study qualitative analysis and had High School Physics teachers from Rio Grande do Sul as research participants. Semi-structured interviews were used as collection instrument, which its reports were subsequently analyzed by the TPACK framework perspective, through the Textual and Discourse Analysis (TDA) method. Four categories emerged from the analysis: (1) teachers perceptions about the teaching practice mediated by digital technologies in the Emergy Remote Education and post-pandemic context; (2) techers perceptions about the professional teaching development unleashed by the Emergy Remote Education; (3) teachers perceptions about the students in the Emergency Remote Education and the post-pandemic context; and (4) teachers perceptions about the educational assesment in the Emergency Remote Education and in the post-pandemic context. The results evidence an evolution in the current teaching practices supported by the successful experiences coming from the ERE context and indicate the need of incorporation and integrated use of technology, pedagogy and content in current teaching training, aiming effective professional development.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26065
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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