Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26063
Tipo: masterThesis
Título: Comunicação da escola com família: uma análise crítica da jornada escolar
Autor(es): Escobar, Vinicius Dambróz
Orientador: Wainberg, Jacques Alkalai
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2024
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO - ASPECTOS SOCIAIS
EDUCAÇÃO - ESCOLA
RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Resumo: O envolvimento da família é crucial para o sucesso acadêmico do aluno e deve ser perseguido ao longo de sua trajetória educacional. Essa colaboração depende de uma comunicação eficaz, fundamentada nos princípios de responsabilidade, confiança e transparência, e é papel da escola garantir o meio para que isso ocorra. Para investigar essa dinâmica, foi realizado um estudo da jornada do usuário em três momentos-chave - antes, durante e depois da entrada do aluno na escola - no ano letivo de 2023 do Colégio Israelita Brasileiro, em Porto Alegre. O objetivo foi desenhar a arquitetura de como ocorreu a comunicação da escola nesses estágios e quais as possibilidades de conexão que a escola proporcionou, fornecendo insights críticos para aprimorar esse processo essencial, responsável por promover, consequentemente, a participação efetiva da família na vida escolar do aluno. Para além da análise da efetividade dos meios utilizados, a grande contribuição da presente pesquisa foi colocar em perspectiva que a jornada escolar deve ser analisada, no contexto da comunicação, de forma circular para ampliar os ganhos e diminuir as perdas nesta relação escola-família.Partido da teoria da Ecologia dos Meios, proposta por McLuhan (1967), como base da avaliação sobre como os meios de comunicação moldam a percepção humana, a cultura e a sociedade, enfatizando que a maneira como nos comunicamos é tão importante quanto o que comunicamos, avançamos para as contribuições da teoria da convergência, proposta por Henry Jenkins (2006), que destaca a importância da cultura participativa e das mídias convergentes, sugerindo que as escolas podem aproveitar múltiplas plataformas de comunicação para fomentar um diálogo mais inclusivo e bidirecional com as famílias, concluindo com a importante contribuição da economia da atenção, explorada por autores como John Beck e Thomas H. Davenport, que aborda a competição por atenção em um mundo saturado de informações, indicando que as escolas devem desenvolver estratégias eficazes para capturar e manter a atenção das famílias.
Family involvement is pivotal for a student's academic success and should be pursued throughout their educational journey. This collaboration depends on effective communication, grounded in the principles of responsibility, trust, and transparency, with the school playing a crucial role in ensuring the means for this to occur. To explore this dynamic, a study of the user journey at three key stages - before, during, and after a student's entry into the school - will be conducted during the 2023 academic year at Colégio Israelita Brasileiro in Porto Alegre. The aim is to outline the architecture of school communication at these stages and the connection opportunities provided by the school, offering critical insights to enhance this essential process, which is responsible for promoting effective family participation in the student's school life. Beyond analyzing the effectiveness of the means used, this research's major contribution is to view the educational journey from a communication perspective as a circular process to increase benefits and reduce losses in the school-family relationship.Drawing from Marshall McLuhan's Media Ecology theory (1967) as a basis for evaluating how communication media shape human perception, culture, and society, and emphasizing that the way we communicate is as important as the message itself, we will proceed to the contributions of Henry Jenkins' convergence theory (2006), which underscores the importance of participatory culture and converging media, suggesting schools can leverage multiple communication platforms to foster a more inclusive and bidirectional dialogue with families. This is concluded with the vital insight of the attention economy, explored by authors like John Beck and Thomas H. Davenport, addressing the competition for attention in an information-saturated world, indicating that schools need to develop effective strategies to capture and maintain family attention.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26063
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000508087-Texto+completo-0.pdfTexto completo11,05 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.