Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26017
Tipo: Monografia
Título: As diferentes representações da mulher por meio da pedagogia cultural nos quadrinhos: uma análise da personagem Carol Danvers/Capitã Marvel
Autor(es): Marques, Jamyle Massim
Orientador: Morosini, Marilia Costa
Fecha de Publicación: 2021
Palabras clave: PEDAGOGIAS CULTURAIS
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
MULHERES
REPRESENTAÇÃO
Resumen: Este trabalho contribui com os Estudos Culturais em Educação e os Estudos de Gênero, bem como a Espitemologia Feminista, visto que é um conteúdo escrito por uma mulher e que aborda sobre a representação da mulher em um artefato cultural da mídia: As Histórias em Quadrinhos. Os artefatos culturais influenciam nas relações sociais, são produtores de pedagogia, e isso faz com que seus valores e seus discursos eduquem sujeitos, mostrando modos de agir e de se comportar na sociedade. Nesse sentido, as histórias em quadrinhos são uma instância cultural que influencia na construção de identidades por meio de suas representações. A questão central foi Como a Pedagogia Cultural das Histórias em Quadrinhos constrói a representação das mulheres, provocando mudanças e interferências na identidade destas? A pergunta de pesquisa foi respondida com base na discussão sobre as interferências que as pedagogias culturais produzem na sociedade e a relação destas com às questões de gênero, bem como a maneira que ambas estão presentes nas representações das HQs. Para analisar as representações nessas mídias, foi escolhida a personagem Carol Danvers / Capitã Marvel, a qual é analisada desde sua primeira aparição nos quadrinhos até o momento atual, incluindo as transformações dos seus uniformes. No trabalho concluiu-se que as representações das mulheres nos quadrinhos estão mais positivas, mas ainda falta representatividade e valorização das mulheres e das demais minorias nesse meio, e isso é algo que o feminismo pode ajudar a conquistar.
This research contributes to Cultural Studies in Education and Gender Studies, as well as Feminist Spitemology, as it is a content written by a woman and that addresses the representation of women in a media cultural artifact: The Comics. Cultural artifacts influence social relations, they are producers of pedagogy, and this makes their values and discourses educate subjects, showing ways of acting and behaving in society. In this sense, comic books are a cultural instance that influences the construction of identities through their representations. The central question was How does the Cultural Pedagogy of Comics build the representation of women, causing changes and interference in their identity? The research question was answered based on the discussion about the interferences that cultural pedagogies produce in society and their relationship with gender issues, as well as the way that both are present in the representations of the comics. To analyze the representations in these media, the character Carol Danvers / Captain Marvel was chosen, who is analyzed since her first appearance in the comics until the present moment, including the transformations of her uniforms. In the study, it was concluded that the representations of women in comics are more positive, but there is still a lack of representativeness and appreciation of women and other minorities in this environment, and this is something that feminism can help to achieve
URI: https://hdl.handle.net/10923/26017
Aparece en las colecciones:TCC Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TCC_JAMYLE MASSIM MARQUES_2021.pdfTexto completo3,42 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.