Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/25980
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHohlfeldt, Antônio
dc.contributor.authorBorenstein, Carlos Eduardo Bellini
dc.date.accessioned2024-04-23T12:07:21Z-
dc.date.available2024-04-23T12:07:21Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/25980-
dc.description.abstractEsta dissertação analisará dois cases de campanha eleitoral: o plebiscito do No, ocorrido no Chile, em 1988, quando o regime do general Augusto Pinochet foi derrotado; e a campanha vitoriosa de Lula, no Brasil, em 2002. O objetivo é demonstrar como as mudanças de estratégia política, linguagem e estética foram fundamentais para o sucesso dessas campanhas. Buscaremos demonstrar, ancorados em conhecimentos da comunicação e da ciência política, como as campanhas do No e Lula, conquistaram a fatia não engajada do eleitorado (1/3) diante das desconfianças desse segmento em aderir a projetos políticos de mudanças em meio a campanha do medo promovida por seus adversários. Debateremos as teorias sobre o comportamento eleitoral, a partir de Converse (1960 e 1964), Popkin (1994), Castro (1994 e 2014), Downs (1999), Ferraz (2003) e Figueiredo (2008). Também refletiremos sobre o marketing político e a opinião pública, através de Lasswell (1927), Lazarsfeld (1944), Hohlfeldt (2001), Séguéla (2006), Lippmann (2008), Habermas (2013) e Corbellini (2018), mostrando que ao contrário do que ocorreu a partir da emergência da teoria da escolha racional (1999), a emoção possui uma relevante influência no processo de tomada de decisões nos processos eleitorais. A metodologia utilizada será a análise de conteúdo, de Laurence Bardin (2011).pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation will analyze two electoral campaign cases: the No plebiscite, which took place in Chile in 1988, when General Augusto Pinochet's regime was defeated; and Lula's victorious campaign in Brazil in 2002. The objective is to demonstrate how changes in political strategy, language and aesthetics were fundamental to the success of these campaigns. We will seek to demonstrate, anchored in knowledge of communication and political science, how the No and Lula campaigns won over the unengaged portion of the electorate (1/3) in the face of this segment's distrust in adhering to political projects of change in the midst of the Lula campaign. fear promoted by your opponents. We will debate theories about electoral behavior, based on Converse (1960 and 1964), Popkin (1994), Castro (1994 and 2014), Downs (1999), Ferraz (2003) and Figueiredo (2008). We will also reflect on political marketing and public opinion, through Lasswell (1927), Lazarsfeld (1944), Hohlfeldt (2001), Séguéla (2006), Lippmann (2008), Habermas (2013) and Corbellini (2018), showing that Contrary to what occurred after the emergence of rational choice theory (1999), emotion has a relevant influence on the decision-making process in electoral processes. The methodology used will be contente analysis, by Laurence Bardin (2011).en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCAMPANHA ELEITORALpt_BR
dc.subjectELEIÇÕESpt_BR
dc.subjectCIÊNCIA POLÍTICApt_BR
dc.titleEleições disruptivas: plebiscito do No, de 1988, no Chile, e a campanha lula 2002pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000507838-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,77 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.