Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/25959
Tipo: masterThesis
Título: Histórias jogáveis: as representações sobre a expansão colonial e o papel do Brasil nos jogos de tabuleiro
Autor(es): Silva, Tobias Droste
Orientador: Martins, Luis Carlos dos Passos
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Data de Publicação: 2023
Palavras-chave: COLONIZAÇÃO PORTUGUESA - BRASIL
VÍDEO GAME
HISTÓRIA
Resumo: Os jogos analógicos cada vez mais abordam temáticas históricas nas suas narrativas. A chegada dos Hobby Games ao Brasil, a partir da década de 1980 com os RPGs e, em 2010, com o surgimento de editoras nacionais com foco em publicações de Eurogames, reforça a prática de jogar com a história. A presente pesquisa teve como objetivo analisar como os Hobby Games representam a colonização portuguesa e o papel do Brasil, por meio de suas ilustrações, textos e regras em três jogos específicos: Age of Empires III: Age of Discovery, Navegador e Tragédia de Tracunhaém. Com o intuito de demonstrar de que forma as representações estão sendo construídas a partir do lúdico, utilizamos a Análise de Discurso para evidenciar os sujeitos do discurso e a sua relação com as mecânicas do jogo. Com isso, foi possível identificar qual história está sendo contada, como, por quem e para quem.
Analog games increasingly address historical themes in their narratives. The arrival of Hobby Games in Brazil, starting in the 1980s with RPGs and in 2010, with the emergence of national publishers focusing On the publishing of Eurogames, has reinforced the practice of playing with history. This research aimed to analyze how Hobby Games represent the Portuguese colonization and the role of Brazil through their illustrations, texts and rules in three specific games: Age of Empires III: Age of Discovery, Navegador and Tragédia de Tracunhaém. In order to demonstrate how representations are being constructed from the ludic, we used Discourse Analysis to highlight the subjects of the discourse and their relationship with the game mechanics. This made it possible to identify which history was being told, how, by whom and to whom.
URI: https://hdl.handle.net/10923/25959
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