Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/25885
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dc.contributor.advisorMeyrer, Marlise Regina
dc.contributor.authorFreitas, Muriel Rodrigues de
dc.date.accessioned2023-12-06T12:04:36Z-
dc.date.available2023-12-06T12:04:36Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/25885-
dc.description.abstractEsta pesquisa trata dos discursos sobre a loucura feminina no cinema de terror estadunidense das décadas de 1960 e 1970. Tomamos de empréstimo as categorias foucaultianas de dispositivos, enunciados e práticas discursivas tendo como objetivo principal observar, identificar e analisar de que forma os diferentes enunciados sobre gênero e loucura podem ser percebidos em personagens e discursos dos filmes O que terá acontecido a Baby Jane? (1962), baseado no livro de Henry Farrel e dirigido por Robert Aldrich; O bebê de Rosemary (1968), adaptado do livro de Ira Levin e dirigido pelo polonês Roman Polanski; e O Exorcista (1973), inspirado no livro de Willian Peter Blatty e dirigido por William Friedkin. Os filmes são tratados aqui como documentos históricos importantes, pesquisados através da análise das tecnologias de gênero, conceito adaptado pela teórica Teresa de Lauretis (1987) a partir das concepções de tecnologias sexuais de Michel Foucault (1988). O intuito foi verificar se o cinema de terror deu seguimento a uma tradição muito antiga de ligar as mulheres, discursiva e imageticamente, ao mal e à anormalidade analisando também de que forma o medo pode ser instrumentalizado a partir dos estereótipos da loucura feminina criados pelos discursos médico-psiquiátricos do século XIX. Ao focar no cinema norte-americano das décadas de 60 e 70, buscamos evidenciar que foi em um contexto de intensas lutas sociais por direitos que alguns dos maiores clássicos deste gênero foram criados. Também investigamos como diferentes campos de atuação, como o religioso e o médico, foram mobilizados nestas películas visando reforçar hierarquias de gênero, tendo o campo cinematográfico como aliado. Temas associados ao feminino como a maternidade, sexualidade, comportamento e aparência foram analisados por meio dos estudos de gênero e sexualidade, da história das mulheres e da loucura.pt_BR
dc.description.abstractThis research addresses the discourses about female madness in American Horror movies in the decades of 1960 and 1970. We borrowed foucaultian categories of dispositive, announcements and discursive practices aiming mostly to watch, identify and analyze the ways in which differentannouncements around gender and madness can be perceived in characters and discourses of the movies What Ever Happened to Baby Jane? (1962), based on Henry Farrel book and directed by Robert Aldrich; Rosemary’s Baby (1968), adapted from Ira Levin book anddirected by Roman Polanski; and The Exorcist (1973), inspired by Willian Peter Blatty book and directed by William Friedkin. These movies are treated as important historical documents, researched through the analysis of gender technology, a concept adapted by Teresa de Lauretis (1987) from er conceptions around Michel Foucault’s sexual technologies (1988). The purpose was to verify if Horror Movie followed the ancient tradition to connect women to evil and abnormality, in discourse and images, analyzing also in which ways the fear could be instrumented from female madness stereotypes created by physician and psychiatric discourses in the 19thcentury. As we focus on American movies from the 1960s and 1970s, we also try to point out that some of the most classical movies of this gender were developed in a context of intense social struggles for rights. We also investigated how different fields as religious and medical were mobilized in these movies, trying to reinforce gender hierarchies, using cinematographic field as an ally. Themes associated with the feminine, such as maternity, sexuality, behavior and appearance were analyzed through the Gender and Sexuality Studies, Cultural History, Women and Madness History.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCINEMA - ASPECTOS SOCIAISpt_BR
dc.subjectMULHERES NO CINEMApt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.titleIrmã, por que há sangue saindo da sua cabeça? Discursos sobre a loucura feminina nos filmes O que terá acontecido a Baby Jane?, O bebê de Rosemary e O exorcistapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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