Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/25597
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBaumgarten, Carlos Alexandre
dc.contributor.advisorMartínez Teixeiro, Alva
dc.contributor.authorPaz Filho, Luís Alberto dos Santos
dc.date.accessioned2023-07-29T12:04:25Z-
dc.date.available2023-07-29T12:04:25Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/25597-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo propor interpretações de um conjunto de obras em poesia lírica de Armindo Trevisan, com o objetivo de estabelecer relações e conceituações acerca da elaboração de seus enunciados poéticos que, de acordo com o exame, realizam movimentos transversais. Propõe-se um estudo que estabeleça a percepção de diferentes formas de manifestações de eus-líricos e de formas poéticas, que dizem respeito a questões estéticas e conceituais. Dessa forma, ao adotar como corpus de estudo um conjunto de dezessete obras em poesia lírica publicadas por Armindo Trevisan ao longo de cinco décadas de produção (de 1967 a 2013), este trabalho tem por hipótese a existência de três expressões de fazeres poéticos em seus fenômenos textuais, que se inter/transcruzam, ao passo que também mantêm diferenciações nos quesitos temáticos, lexicais, sintáticos e simbólicos. São elas: poesia como percurso ; poesia como experiência e poesia como discurso. Ao buscar estabelecer as conexões poéticas de Trevisan, essa pesquisa é guiada por teóricos como Kate Hambürger, Mikel Dufrenne, Octavio Paz e outros, bem como considera as reflexões de poetas que teorizaram sobre o fazer poético como Thomas Stearns Elliot, Edgar Allan Poe, Paul Valéry e o próprio Armindo Trevisan, e ainda reflete acerca de anotações da crítica especializada e de revisões das histórias da literatura de nomes como Antônio Hohlfeldt, Alfredo Bosi e Donaldo Schüler. A respeito desse ponto, há, primeiramente, dois capítulos (segundo e terceiro), nos quais busca-se recuperar e promover a trajetória artística e pessoal de Trevisan.Depois, por se tratar de um trabalho que visa não apenas uma leitura geral sobre o conjunto de obras de Trevisan, mas que, sobretudo, lança olhar para cada obra em sua individualidade, é proposta uma estrutura na pesquisa formada três capítulos (quarto, quinto e sexto) que correspondem à análise das obras poéticas. Em cada capítulo, é elencado um grupo de obras e de poemas delas selecionados para apresentar e defender os argumentos que balizam a consideração dos conceitos poéticos aqui elaborados ( percurso , experiência e discurso ). O primeiro e o sétimo capítulos desta pesquisam realizam movimentos helicoidais que, assim como um helicídeo, possuem um elemento que gira em torno de um eixo fixo: ser, orgulhosamente, sua própria voz.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to propose interpretations of a set of works in lyric poetry by Armindo Trevisan, in order to establish relationshis and conceptualizations about the elaboration of his poetic statements that, according to the examination, perform transversal movements. It is proposed a study that establishes the perception of different forms of manifestations of lyric self and poetic forms, which concern aesthetic and conceptual issues. Thus, by adopting as corpus of study a set of seventeen works of lyric poetry published by Armindo Trevisan over five decades of production (from 1967 to 2013), this paper hypothesizes the existence of three expressions of poetic practices in his textual phenomena, which intersect, while also maintaining differences in thematic, lexical, syntactic, and symbolic issues. They are: poetry as route ; poetry as experience , and poetry as discourse . In seeking to establish Trevisan's poetic connections, this research is guided by theoreticians such as Kate Hambürger, Mikel Dufrenne, Octavio Paz, and others. It also considers the reflections of poets who have theorized about poetic making, such as T.S. Elliot, Edgar Allan Poe, Paul Valery, and Armindo Trevisan himself, as well as reflecting on notes by specialized critics and reviews of literary histories by names such as Antônio Hohlfeldt, Alfredo Bosi, and Donaldo Schüler. On this point, there are, first, two chapters (second and third), in which we try to recover and promote Trevisan's artistic and personal trajectory. Then, because it is a work that aims not only at a general reading of Trevisan's body of work, but, above all, at looking at each work in its individuality, a structure is proposed in the research formed by three chapters (fourth, fifth, and sixth) that correspond to the analysis of the poetic works.In each chapter, a group of works and poems selected from them are listed in order to present and defend the arguments that underlie the consideration of the poetic concepts elaborated here ( route , experience , and discourse ). The first and seventh chapters of this research perform helical movements that, like a helicide, have an element that revolves around a fixed axis: being, proudly, its own voice.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectPOESIA LÍRICApt_BR
dc.subjectLITERATURApt_BR
dc.titleComo um terraço sobre outra coisa ... linda: poéticas possíveis de Armindo Trevisanpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000506419-Texto+completo-0.pdfTexto completo2,69 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.