Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/25505
Tipo: masterThesis
Título: An analysis of the use of discourse markers in an online course
Autor(es): Cezar, Leticia Mello
Orientador: Perna, Cristina Becker Lopes
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2023
Palavras-chave: INGLÊS - CONVERSAÇÃO
INGLÊS - APRENDIZAGEM
ANÁLISE DO DISCURSO - PRAGMÁTICA
LINGUÍSTICA
Resumo: O uso e a função de marcadores discursivos (MDs) têm sido amplamente estudados por linguistas. A presente pesquisa tem enfoque no uso de MDs em uma sala de aula virtual de um curso de extensão em língua inglesa. Devido à importância de aspectos pragmáticos em ambientes de comunicação intercultural, justifica-se a presente investigação da produção oral de aula online em níveis pragmáticos. Para tanto, é necessário questionar se o uso de MDs é mais comum como forma de organização do discurso ou de expressão de funções intersubjetivas. Além disso, estariam alguns dos MDs observados no corpus classificados em outras categorias funcionais que não as descritas no referencial teórico? Dessa forma, o objetivo principal é de analisar as interações orais e espontâneas do curso online acerca do uso, função e frequência de MDs. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e exploratória, com uma abordagem longitudinal baseada em observação não-participante. A metodologia fundamenta-se na análise da conversa, linguística de corpus e pragmática de corpus. O corpus foi coletado a partir de gravações de aulas de um curso de extensão online realizado por plataforma de videoconferência. A transcrição do corpus foi realizada pelo software CLAN (Computerized Language Analysis). Os resultados demonstram que, em alguns casos, MDs foram empregados com funções diferentes das descritas na literatura ou com significado diluído quando dentro sequências de MDs. A maior parte dos MDs observados desempenharam função de organização do discurso. Ao final do estudo, a totalidade do corpus foi analisada e uma discussão aprofundada do uso e função de MDs no contexto de sala de aula online foi discutida, por um viés tanto teórico como pedagógico. Pesquisas futuras poderiam focar-se na análise de MDs específicos em contextos de aulas online e no ensino explícito.
Linguists have extensively studied the use and function of discourse markers (DMs). The present research focuses on the use of DMs in a virtual classroom from an EMI extension course classroom. The investigation of the oral production of online classes at a pragmatic level is justified due to the importance of pragmatic aspects in environments of intercultural communication. For that, it is necessary to question whether DMs are more common to organize discourse or express intersubjective functions. In addition, do some of the DMs observed in the corpus classify outside of the functional categories described in the theoretical background? That way, the main objective is to analyze the spontaneous oral production of the online course in regard to the use and function of DMs. The study is characterized as a qualitative and exploratory research with a longitudinal approach based on non-participant observation. The methodology is grounded on the concepts of conversation analysis, corpus linguistics, and corpus pragmatics. The data is collected from the virtual meetings recordings conducted through a video conferencing platform. The corpus was transcribed through the software CLAN (Computerized Language Analysis). The results show that in some cases DMs were employed with a different function than the ones described in the literature or even with a weaker meaning when inside of sequences of DMs. Most of the observed DMs performed the function of organizing the discourse. At the end of the study, the entirety of the corpus was analyzed and further discussed in terms of the use and function of DMs in the context of online ESL classes. The discussion was established from both a theoretical and pedagogical standpoint. Future research could focus on the analysis of specific DMs in the context of L2 classrooms and on the explicit teaching of DMs to ESL learners.
URI: https://hdl.handle.net/10923/25505
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000506054-Texto+completo-0.pdfTexto completo2,34 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.