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dc.contributor.advisorStülp, Valter Joséen_US
dc.contributor.authorFerrari, Vanessaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:48:46Z-
dc.date.available2013-08-07T18:48:46Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2545-
dc.description.abstractO presente estudo aborda as questões relacionadas à indústria cervejeira, os benefícios trazidos por ela – como geração de emprego e renda – bem como os prejuízos para a sociedade advindos do consumo exagerado do álcool. Desta forma, os benefícios de políticas públicas que aumentam a produção da cerveja são contrabalançados pelas desvantagens provenientes do aumento do consumo de álcool. Por meio de uma metodologia de séries temporais, são identificadas as principais variáveis explicativas que interferiram no consumo do produto no período de 1985 até 2006. Através dos resultados obtidos, é possível identificar alternativas de políticas públicas adequadas ao gerenciamento da relação entre a arrecadação de impostos, geração de emprego e renda proveniente do mercado cervejeiro nacional e o custo social decorrente dos efeitos do álcool no organismo humano.pt_BR
dc.description.abstractThe present study boards the matters related to the brewer industry, the benefits brought by it – like employment and income generation – as well as the damage for the society brought by alcohol consumption. Thus, the benefits of public policies that increase the beer production are counterbalanced by the disadvantages provided by the increase of alcohol consumption. Through a methodology of temporal series, the main explanatory variables that interfered in the product consumption during the period between 1985 up to 2006 are identified. Through the obtained results it is possible to identify policy options adequate public to manage the relationship between taxes collection, employment generation, and income generation originating from the national brewer market, and the social cost due to the alcohol effects in the human body.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectECONOMIApt_BR
dc.subjectCERVEJA - INDÚSTRIApt_BR
dc.subjectGERAÇÃO DE EMPREGO - BRASILpt_BR
dc.subjectPOLÍTICAS PÚBLICASpt_BR
dc.subjectALCOOLISMO - ASPECTOS SOCIAISpt_BR
dc.subjectBEBIDAS ALCÓOLICASpt_BR
dc.subjectBEBIDAS - CONSUMOpt_BR
dc.titleO mercado de cervejas no Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimentopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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