Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/25425
Type: doctoralThesis
Title: Frameplay: o ato configurativo de jogo nos modos fotografia da série Gran Turismo
Author(s): Fontoura, Mariana Gomes da
Advisor: Pase, André Fagundes
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Issue Date: 2023
Keywords: JOGOS ELETRÔNICOS
VÍDEO GAME
FOTOGRAFIA
COMUNICAÇÃO
Abstract: A presente tese toma por base o fenômeno da in-game photography (fotografia em/de videogame), com foco na emergência dos chamados “modos fotografia” em jogos digitais e suas câmeras virtuais fotográficas e propõe uma investigação sobre como a presença dessas câmeras altera a dinâmica de ação no gameplay entre operador e máquina dentro dos espaços de ação do mundo do jogo. Inspirado na Teoria Fundamentada de Glaser e Strauss (1967) e nas leituras de outros pesquisadores acerca desta metodologia (CORBIN; STRAUSS, 1990; GOULDING, 1999; GLASER; HOLTON, 2004; CHARMAZ, 2009; FRAGOSO; RECUERO; AMARAL, 2011; HOOK, 2015), o estudo está dividido em cinco capítulos. Nos dois primeiros, desenvolve a apresentação e contextualização da temática, com estado da arte e percurso metodológico, respectivamente. No segundo capítulo, além da metodologia, é apresentado um mapeamento de jogos com modo fotografia, de 2004 a 2020, bem como as codificações aberta, axial e seletiva do material coletado a partir do mapeamento. No terceiro capítulo, as abordagens da fotografia contemporânea (FATORELLI, 2019; DUBOIS, 2019) são cruzadas ao fenômeno da in-game photography e as perspectivas de estudos já desenvolvidas (POREMBA, 2007; GIDDINGS, 2013; GERLING, 2018; MÖRING; MUTIIS, 2019; PAULA, 2021; RIZOV, 2021). No quarto, as questões acerca do mundo do jogo (ADAMS, 2010; GALLOWAY, 2006; JØRGENSEN, 2014; NITSCHE, 2008) e das câmeras virtuais em jogos conduzem a reflexão para os espaços de ação e a forma como essas câmeras são exploradas por outros teóricos (GIDDINGS, 2013; MITCHELL, 2001; NITSCHE, 2008).O último capítulo é subdividido em três momentos: a apresentação da série jogos que serve de objeto de análise, seguido da exploração descritiva dos modos fotografia e das câmeras virtuais fotográficas de Gran Turismo 4, 5, 6 e Sport, encerrando com a codificação teórica. A proposta resultante desse percurso é a noção de frameplay, um gameplay dedicado ao ato configurativo fotográfico, através do modo foto e da configuração dos parâmetros da câmera virtual fotográfica em diferentes espacialidades nos jogos analisados.
This thesis is based on the phenomenon of in-game photography, focusing on the emergence of the so-called "photo mode" in digital games and virtual photographic cameras. It proposes an investigation into how the presence of these cameras alters the gameplay dynamics between operator and machine within the action spaces of the game world. Inspired by the Grounded Theory of Glaser and Strauss (1967) and the readings of other researchers about this methodology (CORBIN; STRAUSS, 1990; GOULDING, 1999; GLASER; HOLTON, 2004; CHARMAZ, 2009; FRAGOSO; RECUERO; AMARAL, 2011; HOOK, 2015), the study sectioned into five chapters. In the first two, it develops the presentation and contextualization of the theme with state-of-the-art and methodological path, respectively. In addition to the methodology, chapter two also presents a mapping of games with photography mode from 2004 to 2020, as well as the open, axial and selective encoding of the material collected. In the third chapter, the approaches of contemporary photography (FATORELLI, 2019; DUBOIS, 2019) are crossed with the phenomenon of in-game photography and the perspectives of studies already developed (POREMBA, 2007; GIDDINGS, 2013; GERLING, 2018; MÖRING; MUTIIS, 2019; PAULA, 2021; RIZOV, 2021). In the fourth chapter, questions about the game world (ADAMS, 2010; GALLOWAY, 2006; JØRGENSEN, 2014; NITSCHE, 2008) and virtual cameras in games lead the reflection to the spaces of action and the way these cameras are studied by other theorists (GIDDINGS, 2013; MITCHELL, 2001; NITSCHE, 2008). The last chapter is sectioned into three moments: the presentation of the game series, which composes the analyzed corpus, followed by the descriptive exploration of the photography modes and virtual cameras of Gran Turismo 4, 5, 6 and Sport, ending with the theoretical codification.The resulting proposal from this path is the notion of "frameplay": gameplay dedicated to the photographic configurative act through the photo mode and the configuration of virtual photographic camera parameters in different spatialities in the analyzed games.
URI: https://hdl.handle.net/10923/25425
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000505953-Texto+completo-0.pdfTexto completo4,68 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.