Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/25122
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dc.contributor.advisorCarvalho, Cristiane Mafacioli
dc.contributor.authorValente, Tais Bitencourt
dc.date.accessioned2023-05-24T12:03:05Z-
dc.date.available2023-05-24T12:03:05Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/25122-
dc.description.abstractA Comunicação, tratando-se aqui especificamente da Publicidade, necessita de reflexões sobre um campo profissional – em um contexto econômico e social – em constante mutação. Este estudo contribui para este fim através da compreensão das condições atuais de trabalho em publicidade, considerando as reflexões críticas sobre flexibilização versus precarização, e da elaboração de princípios que guiam movimentos de qualificação da atividade publicitária. A partir da realização de entrevistas em profundidade com profissionais atuantes nas cinco regiões do Brasil foi possível traçar um panorama das condições de trabalho no país e, sob a perspectiva de quem vivencia a atividade no dia a dia, foram também identificados aspectos que precisam ser qualificados na atividade laboral em questão. Como segunda fase da coleta de dados deste estudo, foram realizadas duas sessões de grupo focal composto por atores que fazem parte do campo da publicidade para que discutissem os aspectos a serem qualificados na profissão, sugerindo maneiras de acelerar as transformações nas práticas publicitárias. E por fim, com base nos achados obtidos na última fase da pesquisa empírica, foram elaborados princípios que orientam a qualificação do trabalho em publicidade. A partir dos resultados deste estudo e entendendo-se que as práticas reproduzem dimensões do mundo social ao mesmo tempo em que operam na formação desse mundo, acredita-se que seja possível, além da formação cônscia de novos profissionais com mais capacidade de adaptação a uma área em constante mutação, a promoção de transformações nas práticas profissionais desse campo de atuação, tendo em vista relações de trabalho mais saudáveis, justas e satisfatórias.pt_BR
dc.description.abstractCommunication, dealing here specifically with Advertising, needs reflections on a professional field – in an economic and social context – in constant mutation. This study contributes to this end by understanding current working conditions in advertising, considering critical reflections on flexibilization versus precariousness, and the elaboration of principles that guide qualification movements in advertising activity. From conducting in-depth interviews with professionals working in the five regions of Brazil, it was possible to draw an overview of working conditions in the country and, from the perspective of those who experience the activity on a daily basis, aspects that need to be qualified were also identified. in the work activity in question. As the second phase of data collection for this study, two focus group sessions were held, composed of actors who are part of the field of advertising to discuss the aspects to be qualified in the profession, suggesting ways to accelerate changes in advertising practices. And finally, based on the findings obtained in the last phase of the empirical research, principles were elaborated that guide the qualification of work in advertising. From the results of this study and understanding that the practices reproduce dimensions of the social world at the same time that they operate in the formation of this world, it is believed that it is possible, in addition to the conscious formation of new professionals with more capacity to adapt to a area in constant mutation, the promotion of changes in professional practices in this field of activity, with a view to healthier, fairer and more satisfactory work relationships.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectPUBLICIDADEpt_BR
dc.subjectPUBLICIDADE - ASPECTOS SOCIAISpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.titleTransformações nas práticas profissionais em publicidade: como qualificar o trabalho neste campo de atuação?pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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