Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/24732
Tipo: doctoralThesis
Título: Do presencial ao “novo presencial”: construções e ressignificações pedagógicas realizadas pelos professores formadores de futuros docentes de matemática no período pandêmico da COVID-19
Autor(es): Clesar, Caroline Tavares de Souza
Orientador: Giraffa, Lucia Maria Martins
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2022
Palavras-chave: MATEMÁTICA - ENSINO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
MATEMÁTICA - MÉTODOS DE ENSINO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
EDUCAÇÃO
Resumo: Esta pesquisa foi realizada tendo como cenário o contexto pandêmico estabelecido pelo SARS-CoV-2 (COVID-19) e seus impactos na continuidade dos processos econômicos, sociais, educativos e relacionais que afetaram todos os setores da sociedade. O recorte desta investigação, de cunho qualitativo-exploratório, objetivou investigar as práticas pedagógicas adaptadas/ressignificadas pelos professores formadores no ensino remoto, considerando-as como elementos de reflexão para futuras mudanças curriculares a serem incorporadas na formação dos futuros docentes de Matemática. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com professores formadores dos cursos de Licenciatura em Matemática de IES públicas, privadas e comunitárias da grande Porto Alegre/RS, que atuaram desde o estabelecimento do ensino remoto até o retorno ao “novo presencial”. A seleção da amostra se deu a partir da técnica Snowball, tendo seu ponto de corte no décimo quinto participante. A produção de dados ocorreu a partir de quatro entrevistas semiestruturadas, realizadas de forma on-line, por meio da plataforma Google Meet, em quatro momentos distintos, iniciando-se em outubro de 2020 e finalizando-se em abril de 2022. A análise dos dados foi realizada usando o método de Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa apontam que as experiências vivenciadas no período pandêmico proporcionaram a ressignificação das práticas pedagógicas e mudanças nas concepções acerca da práxis docente. Cada professor vivenciou o que se denominou espiral de experiências, na qual ele partiu do ensino presencial, passou pela emergencialidade e consolidação do ensino remoto, experienciou o ensino bimodal e chegou ao que se denominou “novo presencial”.Essa construção integral movimentou-se de modo espiralado e não circular, uma vez que o ponto de partida e o de chegada não coincidem. Isto é, a experiência construída por cada docente foi distinta, porque o afastamento do ponto de partida se deu em graus diferenciados, considerando as experiências pedagógicas, a fluência digital, as concepções sobre ensino e aprendizagem, entre outros. Por fim, parafraseando Heráclito, o professor, ao retornar à presencialidade, percebe o ambiente e si mesmo modificados. Nem a sala de aula é a mesma sala, nem o professor é o mesmo professor.
This research was carried out against the backdrop of the pandemic context established by SARS-CoV-2 (COVID-19) and its impacts on the continuity of economic, social, educational and relational processes that affected all sectors of society. The focus of this investigation, of a qualitative-exploratory nature, aimed to investigate the pedagogical practices adapted/re-signified by teacher trainers in remote teaching, considering them as elements of reflection for future curricular changes to be incorporated in the training of future Mathematics teachers. For this purpose, a case study was carried out with professors who form the Mathematics Degree Courses at public, private and community HEIs in Porto Alegre/RS, who worked from the establishment of remote teaching to the return to the “new on-site”. The sample selection was based on the Snowball, having its cut-off point at the fifteenth subject. Data collection happened place from four semi-structured interviews that made out online, using the Google Meet, at four different times, starting the first collection in October 2020 and ending the last one in April 2022. Data analysis was performed using the Discursive Textual Analysis method. The research results indicate that the experiences lived in the pandemic period provided the re-signification of pedagogical practices and changes in conceptions about teaching praxis. Each teacher experienced what was called a spiral of experiences, in which started from on-site teaching, went through the emergency and consolidation of remote teaching, experienced bimodal teaching and arrived at what was called "new face-to-face", but not with an idea of a point of arrival, but as a step on the path to whereby each teacher will continue to walk.The experience built by each teacher was different, considering the departure from the starting point occurred in different degrees based on previous pedagogical experiences, digital fluency, conceptions about teaching and learning Mathematics, among others. That is this integral construction moved in a spiral rather than circular fashion, as the starting point and the arrival point do not coincide. Finally, to paraphrase Heráclito, the teacher, when returning to the presence, perceives the environment and himself modified. Neither the classroom is the same room, nor the teacher is the same teacher.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24732
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000504726-Texto+completo-0.pdfTexto completo4,65 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.