Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/24704
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoura, Cláudia Peixoto de
dc.contributor.advisorFinger, Cristiane
dc.contributor.authorSilva, Liliane Fraga da
dc.date.accessioned2023-04-18T12:15:03Z-
dc.date.available2023-04-18T12:15:03Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/24704-
dc.description.abstractO estudo está baseado na convergência dos campos das Relações Públicas e da Sustentabilidade Empresarial. O objetivo geral está centrado em analisar as relações possíveis entre Relações Públicas e Sustentabilidade Empresarial no Brasil, a partir das diretrizes atuais: ESG e a Agenda 2030. O referencial teórico abrange uma contextualização do tema da sustentabilidade empresarial, apresentando breve abordagem histórica, principais posicionamentos críticos e favoráveis, conceituação dos termos sustentabilidade, sustentabilidade empresarial, responsabilidade social e cidadania corporativa. Apresenta ainda as consideradas diretrizes atuais. Também compõem o referencial teórico distintas vertentes teóricas do campo das Relações Públicas, adotadas na perspectiva deste estudo: a teoria geral da excelência (GRUNIG, 2011), a teoria crítica e humanista (PERUZZO,1984; 1998; 2009), e a teoria da função política (SIMÕES, 1995;2001;2009).O procedimento metodológico adotado é composto pelas técnicas Pesquisa Bibliográfica e Documental (GIL, 2010) (MARCONI;LAKATOS, 2010), para o levantamento bibliográfico e coleta de dados, e pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016), para análise dos dados. Dois documentos oficiais compõem o corpus de análise da pesquisa: SDG Compass – O guia dos ODS para as empresas; e A Evolução do ESG no Brasil (2019/2020). Os resultados obtidos demonstram que a principal relação estabelecida entre Relações Públicas e Sustentabilidade Empresarial parte do entendimento de que o relacionamento das organizações com seus públicos torna-se o principal ativo da Sustentabilidade Empresarial. Deste entendimento surgem diferentes possibilidades de relações a partir das dimensões de Relações Públicas, que se manifestam por meio de situações que se apresentam.pt_BR
dc.description.abstractThe study is based on the convergence of the fields of Public Relations and Corporate Sustainability. The general objective is focused on analyzing the possible relationships between Public Relations and Corporate Sustainability in Brazil, based on the current guidelines: ESG and the 2030 Agenda. The theoretical framework covers a contextualization of the theme of corporate sustainability, presenting a brief historical approach, main critical positions and favorable, conceptualization of the terms sustainability, corporate sustainability, social responsibility and corporate citizenship. It also presents the considered current guidelines. Different theoretical strands in the field of Public Relations, adopted from the perspective of this study, also make up the theoretical framework: the general theory of excellence (GRUNIG, 2011), the critical theory (PERUZZO, 1984; 1998; 2009), and the theory of political function (SIMÕES, 1995;2001;2009).The methodological procedure adopted is composed of the Bibliographic and Documentary Research techniques (GIL, 2010) (MARCONI; LAKATOS, 2010), for the bibliographic survey and data collection, and the Content Analysis (BARDIN, 2016), for data analysis. Two official documents make up the research analysis corpus: SDG Compass – The SDG guide for companies; and The Evolution of ESG in Brazil (2019/2020). The results obtained demonstrate that the main relationship established between Public Relations and Corporate Sustainability starts from the understanding that the relationship of organizations with their publics becomes the main asset of Corporate Sustainability. From this understanding, different possibilities of relationships arise from the dimensions of Public Relations, which are manifested through situations that arise.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectRELAÇÕES PÚBLICASpt_BR
dc.subjectDESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELpt_BR
dc.subjectSUSTENTABILIDADEpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleRelações públicas e sustentabilidade empresarial no Brasil: uma análise a partir das diretrizes atuais ESG e agenda 2030pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000503173-Texto+completo-0.pdfTexto completo11,32 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.