Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/24596
Tipo: doctoralThesis
Título: “Hospitalidade compassiva": hermenêutica hospitaleira do reino de Deus
Autor(es): Mattiello, Giovani Adelino
Orientador: Susin, Luiz Carlos
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Teologia
Data de Publicação: 2022
Palavras-chave: HOSPITALIDADE
REINO DE DEUS
RELIGIÃO
Resumo: Esta tese aborda a categoria de hospitalidade para uma leitura hermenêutica da boa nova do evangelho de Jesus, mais especificamente, do anúncio do Reino de Deus. Percorrem-se os escritos do Antigo Testamento para caracterizar a hospitalidade como uma norma cultural e religiosa presente na história e na formação identitária do povo judeu, que a recebe como mandato divino em vista do acolhimento ao estrangeiro. Apresenta-se, a partir da vinda de Jesus, a irrupção do Reino de Deus e, com ele, a chegada do tempo de salvação, revelando o rosto misericordioso de Deus e ressignificando o sentido de amor a Deus e ao próximo. Interpreta-se o Reino de Deus em uma hermenêutica hospitaleira, em que Jesus é revelado como hóspede, em sua singeleza e necessidade de acolhimento, e, ao mesmo tempo, como anfitrião, ofertando amparo e comunhão ao povo excluído e necessitado. Apresenta-se o mandamento do amor como mensagem central e como forma eficaz da hospitalidade que realiza o Reino de Deus e, a partir de uma análise narrativa, propõe-se a parábola do bom samaritano (Lc 10,25-37) como referência e expressão do amor a Deus e ao próximo que gera acolhimento e compaixão, o aspecto mais alto e mais profundo da hospitalidade. Dessa forma, oferece-se um modelo de hospitalidade compassiva, firmemente ancorada no agir gratuito e misericordioso de Deus, que se doa como caminho, alargando horizontes e promovendo diálogo e acolhimento na perspectiva inclusiva do amor hospitaleiro.
This doctoral dissertation addresses the category of hospitality for a hermeneutic reading of the good news of the gospel of Jesus, more specifically, the proclamation of the Kingdom of God. The writings of the First Testament are analyzed in order to outline hospitality as a cultural and religious norm throughout the history and identity formation of the Jewish people, who receive it as a divine mandate in view of welcoming the stranger. Based on the coming of Jesus, the irruption of the Kingdom of God is presented and, with it, the beginning of the time of salvation, thus revealing the merciful face of God and giving new meaning to the love of God and neighbor. The Kingdom of God is elucidated through a hospitable hermeneutic, in which Jesus is revealed as a guest, in his simplicity and need for shelter, and, at the same time, as a host, offering support and communion to the excluded and needy people. The commandment of love is presented as a core message and as an effective form of hospitality which gives rise to the Kingdom of God, and, from a narrative analysis, the parable of the good Samaritan (Lk 10,25-37) is used as a reference and expression of love of God and neighbor that generates warm reception and compassion, the highest and deepest aspects of hospitality. Hence, a model of compassionate hospitality is provided, firmly anchored in the free and merciful act of God, who offers Himself as a path, broadening horizons and promoting dialogue and acceptance in the inclusive perspective of hospitable love.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24596
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000503012-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,88 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.