Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/24558
Tipo: masterThesis
Título: Contribuições da literatura para a formação do sujeito moral na Educação Infantil
Autor(es): Moreira, Letícia Machado
Orientador: Pereira, Marcos Villela
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2020
Palavras-chave: EDUCAÇÃO INFANTIL
LITERATURA INFANTIL
ÉTICA
EDUCAÇÃO
Resumo: O presente trabalho busca compreender as contribuições que a literatura pode trazer para a formação moral da criança, na Educação Infantil. Esta pesquisa tem por base a narrativa de minha prática profissional com um grupo de contação de histórias em uma escola de Educação Infantil da rede particular da Região Metropolitana de Porto Alegre e busca analisar diferentes situações de questionamento e diálogo que podem ser indicadores de formação moral. esse grupo contou com oito crianças entre 4 anos e 5 meses e 5 anos e 7 meses. Foram mapeados os conceitos de escola, infância, criança, literatura, ética e moral, pensando nas formas como a educação em geral e a literatura em particular podem contribuir para a formação subjetiva, tanto moralizante como emancipatória. A partir do relato pessoal sobre experiências de contação, foram mapeados episódios de “deslocamentos de ideias”, “reverberação de experiências vividas”, “entrelaçamento com outras experiências” e “empatia”, e trabalhadas as categorias “moralização” e “formação moral” de modo a analisar a forma como ocorre a formação moral do sujeito. PALAVRAS-CHAVE: Criança. Infância. Educação Infantil. Literatura Infantil. Formação moral.
This paper seeks to understand the contributions that the literature can bring to the moral format ion of children in Early Childhood Education. This research is based on the narrative of my professional practice with a storytelling group in a school of Early Childhood Education of the private network of the Metropolitan Region of Porto Alegre and seeks to analyze different situations of questioning and dialogue that can be indicators of moral formation. this group had eight children between 4 years and 5 months and 5 years and 7 months. The concepts of school, childhood, child, literature, ethics and m orals were mapped, thinking about the ways in which education in general and literature in particular can contribute to subjective formation, both moralizing and emancipatory. From the personal report on counting experiences, episodes of "displacements of ideas", "reverberation of lived experiences", "intertwining with other experience s" and "empathy", and worked the categories "moralization" and "moral formation" worked in order to analyze how the moral formation of the subject occurs.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24558
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000504148-Texto+completo-0.pdfTexto completo889,11 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.