Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/24423
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAraujo, Clécio Falcão
dc.contributor.authorDuarte, Patrick Mauricio
dc.date.accessioned2023-04-18T12:14:15Z-
dc.date.available2023-04-18T12:14:15Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/24423-
dc.description.abstractO poder que os Influenciadores de Mídias Sociais (IMS) exercem em suas audiências vem tendo destaque crescente na área de marketing de influência. Uma variação desse contexto, porém, parece ter sido pouco explorada pelos acadêmicos e tem obtido espaço apenas em publicações institucionais. Trata-se do impacto que os influenciadores de finanças pessoais (IFP) - influenciadores digitais que tratam de assuntos ligados às finanças - tem na capacidade de moldar as atitudes e comportamentos dos seus seguidores em relação às decisões financeiras, desde hábitos de consumo, controle de gastos e especialmente sobre a escolhas de investimentos. O presente estudo teve como objetivo analisar o papel dos Influenciadores de Finanças Pessoais na formação de Intenções e Participação no Mercado de Ações. Usa-se como lente teórica a Teoria do Comportamento Planejado (TCP) e analisa-se adicionalmente o efeito do relacionamento parassocial (PSR) entre influenciadores e seguidores. Foi feita a coleta de dados primários através de uma pesquisa survey online com 87 indivíduos que se caracterizavam como seguidores de influenciadores de mídias sociais e participantes ativos do mercado de ações.Os dados foram analisados através de Modelagem de Equações Estruturais (MEE), testando-se as hipóteses apresentadas no modelo através do método dos mínimos quadrados parciais (PLS-SEM) no software SmartPLS 3.0. O modelo se mostrou adequado para entender as intenções e comportamentos dos seguidores de IFP com relação à participação no mercado de ações. Atitudes em relação à participação no mercado de ações, norma subjetiva e controle comportamental percebido predisseram a intenção comportamental. Atitude passou a ter maior poder preditivo sobre a intenção a partir da inclusão do constructo da PSR, revelando assim seu efeito indireto, conforme observado pelos resultados de pesquisas anteriores. Conclui-se assim que o relacionamento parassocial entre seguidores e influenciadores pode de fato levar a mudanças de atitudes, opiniões e comportamentos entre os seguidores.pt_BR
dc.description.abstractThe power social media influencers (SMI) exert over their audiences has seen increasing emphasis in influence marketing (IM). Nonetheless, a variation of this context apparently has not been explored by academia and has only gained traction in institutional publications. This is the case for the impact personal finance influencers (PFI) - digital influencers who produce financially-related content - have on the capacity to mold attitudes and behaviors towards financial decisions, consumption habits, spending control, and investment choices. In light of this, the present study aims to analyze the role that personal finance influencers play among their followers in the intention and participation in the stock market. The Theory of Planned Behavior (TPB) is used as the theoretical lens and, additionally, the effect Parasocial Relations (PSR) have on influencers and their followers is analyzed.Primary data collection was done using an online survey responded by 87 individuals who characterized themselves as following a social media influencer and being active in the stock market. In the next phase, data were analyzed through techniques related to structural equation modeling (SEM). The model's hypotheses were tested by deploying the partial least squares (PLS-SEM) method using SmartPLS 3.0 software. Results confirm that the TPB model is adequate for understanding PFI followers' intentions and behaviors with respect to participating in the stock market. Attitude towards participation in the stock market, subjective norm, and behavioral control predicted behavioral intention. Attitude gained higher prediction power over intention when the PSR construct was included revealing its indirect effect, as previously observed in prior research. In conclusion, the Parasocial Relationship between followers and influencers can lead to changes in attitudes, opinions, and behaviors among followers.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectSISTEMA FINANCEIRO BRASILEIRO - OPERAÇÕESpt_BR
dc.subjectREDES SOCIAISpt_BR
dc.subjectCOMPORTAMENTO DO CONSUMIDORpt_BR
dc.subjectAÇÕES (BOLSA) - ANÁLISEpt_BR
dc.subjectCELEBRIDADES DA INTERNETpt_BR
dc.subjectOPERAÇÕES FINANCEIRASpt_BR
dc.subjectECONOMIA - BRASILpt_BR
dc.titleSigo, logo invisto!: o papel dos influenciadores de mídias sociais na participação de seus seguidores no mercado de açõespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Negóciospt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000503763-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,42 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.