Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/24387
Type: doctoralThesis
Title: Janelas da professoralidade: demandas e deslocamentos nos labirintos da práxis
Author(s): Menin, Izabel Cristina Durli
Advisor: Pereira, Marcos Villela
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2021
Keywords: PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
HISTÓRIA ORAL
EDUCAÇÃO
Abstract: Esta tese se constitui em um estudo sobre histórias de vida de professores (as), construído a partir das narrativas de suas trajetórias profissionais. O objetivo geral do estudo foi desenvolver possibilidades para analisar as práticas de articulações e os tensionamentos que atravessam a professoralidade de sujeitos ao longo de sua trajetória profissional. Como pano de fundo, buscaram-se, nos estudos sobre a teoria dos ciclos profissionais de professores, de Huberman (2000), possibilidades para se olhar a professoralidade a partir de narrativas de professores do século XXI. A produção das fontes aconteceu sob a perspectiva da História Oral, durante o ano de 2020, com 08 (oito) professores, que trazem em comum a docência na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, na região de Veranópolis, com ingresso na carreira entre os anos de 1970 e 2016.Cada professor e professora participante deste estudo, olhado no contexto de sua formação histórica, se torna um convite a pensar a professoralidade sob os parâmetros de suas percepções e significações de mundo, que se articulam de acordo com o estofo social pelo qual suas experiências e vivências cotidianas são construídas. As análises possibilitaram pensar em como as trajetórias professorais se encontram envoltas por articulações estabelecidas em diferentes dimensões de âmbito social, político e cultural, em um movimento contínuo da práxis, em que as demandas da professoralidade, incompletas em suas certezas, constroem significações nas subjetividades do ser e do fazer docente, durantes as suas trajetórias.
This thesis is a study on the life stories of teachers, built from the narratives of their professional trajectories. The general objective of the study was to develop possibilities to analyze articulation practices and the tensions that permeate the teaching of subjects throughout their professional trajectory. As a background, studies on the theory of professional cycles for teachers, by Huberman (2000), were sought for possibilities to look at teacherhood from the narratives of teachers in the 21st century. The production of the sources took place from the perspective of Oral History, during the year 2020, with 08 (eight) teachers who share teaching in the public education system in the State of Rio Grande do Sul, in the region of Veranópolis. Those teachers started their teaching career between 1970 and 2016.Each teacher who took part in this study, seen in the context of their historical training, becomes an invitation to think about teacherhood under the parameters of their perceptions and meanings of the world that are articulated according to the social matters, through which their daily experiences are constructed. The analysis made it possible to think about how teacher trajectories are involved by articulations established in different dimensions of the social, political and cultural sphere, in a continuous movement of praxis, where the demands of professorality, incomplete in their certainties, build meanings in the subjectivities of the being and doing teaching, during their trajectories.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24387
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000503591-Texto+completo-0.pdfTexto completo3,2 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.