Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/24372
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMadarasz, Norman Roland
dc.contributor.authorSilva, Fernando Silva e
dc.date.accessioned2023-04-18T12:14:06Z-
dc.date.available2023-04-18T12:14:06Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/24372-
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de delinear alguns dos termos fundamentais de uma filosofia em um planeta ferido. Isto é, uma filosofia ambiental que, da metafísica à política, da epistemologia à ética, se coloque o problema da diversidade dos modos de habitar a terra de humanos e não humanos, levando em conta, sobretudo, o contexto das mudanças climáticas e perturbações ecológicas generalizadas. Para tal, parto da tese de que o conceito de natureza, criação coletiva da filosofia, da ciência e outras práticas de produção de conhecimento e de verdades da modernidade, fundamenta modos de habitar a terra que são colonizadores e que raleiam o mundo, isto é, o empobrecem, deslegitimando incontáveis existências e experiências. Em seu lugar, interessa pensar uma noção de ambiente, assim como outras noções correlatas. As contribuições dos filósofos Alfred North Whitehead e Isabelle Stengers são cruciais para construir os termos e os modos de pensar, sentir e imaginar que constituem essa filosofia ambiental. No primeiro capítulo, levanto alguns dos desafios históricos e conceituais para se pensar uma filosofia ambiental desnaturada. No capítulo seguinte, apresento o conceito whiteheadiano de bifurcação da natureza, que organiza sua leitura histórico-filosófica do papel da natureza na modernidade.O capítulo 3 traz a proposta de uma metafísica ambiental, construída a partir dos escritos de Whitehead, que subjaz à filosofia ambiental deste trabalho. O quarto capítulo oferece uma análise complementar do funcionamento da filosofia e da ciência moderna a partir da filosofia da ciência de Stengers. No capítulo 5, mostro como os conceitos de ecologia das práticas e cosmopolítica de Stengers são capazes de abordar as condições de coexistência das práticas modernas de produção de conhecimento e de verdades com outras práticas, sobretudo as chamadas não modernas. O capítulo 6 aponta uma série de desenvolvimentos éticos e políticos da proposição cosmopolítica, ao mesmo tempo em que apresenta a abordagem stengersiana da crise climática contemporânea por meio do conceito de intrusão de Gaia. No último capítulo, aponto os principais elementos de uma filosofia em um planeta ferido. Em primeiro lugar, sugiro um animismo filosófico que reorganiza a filosofia ambiental trabalhada na tese. Em segundo lugar, me concentro sobre a atenção, o cuidado e a incomunidade como noções centrais da ética e política da filosofia que se busca aqui. Finalmente, afirmo como cuidar da ferida planetária e dos mundos por vir passa pelo reconhecimento das teias de sustentação mútua e exige rejeitar as formas de habitar a terra que negligenciam o planeta.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to outline some of the fundamental terms for a philosophy in a wounded planet. That is, an environmental philosophy that, from metaphysics to politics, from epistemology to ethics, poses itself the problem of the diversity of modes of inhabiting the earth of humans and non humans, taking into account, first and foremost, the context of climate change and generalized ecological perturbation. In order to do so, I start from the thesis that the concept of nature—a collective creation of modern philosophy, science, and other practices of production of knowledge and truths—is the grounds for modes of inhabiting the earth that are colonizing and thin the world, that is, make it poorer, delegitimizing uncountable existences and experiences. In its place, I propose a notion of environment and other connected notions. The contributions of the philosophers Alfred North Whitehead and Isabelle Stengers are crucial to craft the terms and modes of thinking, feeling and imagining that compose this environmental philosophy. In the first chapter, I present some of the historical and conceptual challenges in conceiving a denatured environmental philosophy. In the next chapter, I introduce the whiteheadian concept of bifurcation of nature, which organizes his historical, philosophical approach to nature’s role in modernity.Chapter 3 proposes an environmental metaphysics, built upon Whitehead’s writings, which underlie this work’s environmental philosophy. The fourth chapter offers a complementary analysis of the workings of modern science and philosophy based on Stengers’ philosophy of science. In chapter 5, I show how Stengers’ concepts of ecology of practices and cosmopolitics are capable of approaching the conditions for the coexistence of modern practices of production of knowledge and truths with other practices, especially those called non modern. Chapter 6 indicates a series of ethical and political developments of the cosmopolitical proposal, while presenting the stengersian approach to contemporary climate change through the concept of intrusion of Gaia. In the last chapter, I indicate what the main elements of a philosophy in a wounded planet are. Firstly, I suggest a philosophical animism which reorganizes the environmental philosophy proposed in this dissertation. Secondly, I focus on how attention, care and uncommunity are central notions for the ethics and politics of the philosophy I seek. Finally, I sustain that caring for the planetary wound and the coming worlds depends on acknowledging the webs of mutual sustaining and requires rejecting the ways of inhabiting the earth that neglect the planet.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectÉTICA AMBIENTALpt_BR
dc.subjectECOLOGIA (FILOSOFIA)pt_BR
dc.subjectNATUREZApt_BR
dc.subjectFILOSOFIApt_BR
dc.titleFazer filosofia em um planeta ferido: whitehead, stengers e uma filosofia ambientalpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000503077-Texto+completo-0.pdfTexto completo2,2 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.