Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/24339
Tipo: masterThesis
Título: Delegada na TV: como o figurino de telenovela quebrou paradigmas da imagem da profissão
Autor(es): Moraes Júnior, Airton Luiz
Orientador: Finger, Cristiane
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2023
Palavras-chave: TELENOVELAS
MODA - ASPECTOS SOCIAIS
PERSONAGENS - MÍDIA - ANÁLISE
COMUNICAÇÃO DE MASSA - INFLUÊNCIA
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Resumo: Esse trabalho busca mostrar como a telenovela brasileira tem o poder de influenciar nos modos de se vestir da população e por consequência interferir em vários estereótipos sociais, a partir de uma análise de uma telenovela das 21h da Rede Globo. A pesquisa analisa publicações online, a fim de conferir como os produtos utilizados nos figurinos da personagem interpretada pela atriz Giovanna Antonelli tornam-se tendências de moda difundidas pela exibição da referida telenovela, assim como o figurino representou uma mudança de paradigma na construção cultural do estereótipo da profissão de delegada no Brasil. Pretende-se entender mais da dimensão cultural da moda, consumo e da relação figurinista – atriz – telespectador como difusão das tendências de moda, através de autores como Lipovetski (1989, 2009), Baudrillard (2008), Crane (2009), Leitte & Guerra (2002), entre outros Primeiramente, através de uma análise das publicações do Blog de Moda NFW (Novela Fashion Week), especialista em tendências das telenovelas, pretende-se compreender de que forma as mídias digitais apresentam e incentivam a busca por peças apresentadas na televisão, analisado sob a ótica dos ‘modelos de comportamento’ e do ‘fascínio das estrelas’ de Ferrés (1998), e posteriormente a repercussão causada pelo estereótipo, através de publicações online que citam o assunto para entender como a mídia divulgou e se propôs a contribuir para a mudança de visão estereotipada da profissão de delegada, possibilitando assim, discutir as relações entre consumo de moda, mídia e sociedade do espetáculo.
This study search to show how the Brazilian telenovela has the power to influence the population's ways of dressing and consequently interfere with various social stereotypes, based on an analysis of a 9 PM telenovela on Rede Globo. The research analyzes online publications, in order to check how the products used in the costumes of the character played by the actress Giovanna Antonelli become fashion trends spread by the exhibition of the telenovela, as well as the costume represented a paradigm shift in the cultural construction of the stereotype of the commissioner of police profession in Brazil. It is intended to understand more of the cultural dimension of fashion, consumption and the costume designer – actress – viewer relationship as a diffusion of fashion trends, through authors such as Lipovetski (1989, 2009), Baudrillard (2008), Crane (2009), Leitte & Guerra (2002), among others Firstly, through an analysis of the publications of the Fashion Blog NFW (Novela Fashion Week), a specialist in telenovela trends, we intend to understand how digital media present and encourage the search for presented pieces on television, analyzed from the perspective of 'behavioral models' and the 'fascination of the stars' by Ferrés (1998), and later the repercussion caused by the stereotype, through online publications that mention the subject to understand how the media disseminated and proposed to contribute to changing the stereotyped view of the profession of commissioner of police, thus enabling the discussion of the relationship between fashion consumption, media and the Society of the spectacle.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24339
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