Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/24292
Type: masterThesis
Title: Deus está de volta! a influência pública das religiões e o caminho proposto pela BNCC à cultura de paz a partir do ensino religioso
Author(s): Santos, Tiago Fermino dos
Advisor: Eggert, Edla
Pereira, Marcos Vinícius
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2022
Keywords: EDUCAÇÃO E RELIGIÃO
EDUCAÇÃO RELIGIOSA
RELIGIÃO - ENSINO
EDUCAÇÃO
Abstract: Essa dissertação consiste em um esforço para explicitar as religiões como um fator significativo na constituição humana, as formas como elas influenciam suposições culturais e como suas diversas manifestações contribuíram para promover a paz e também para impedir que ela acontecesse em diferentes momentos da história, mesmo em Estados laicos. Apresenta-se a religião como um campo em permanente disputa por diferentes atores ideológicos, conflitos que extrapolam os espaços privados dos templos para serem igualmente travados nos espaços públicos da sociedade, em alguns casos convertendo-se em arroubos autoritários ou movimentos armados. Deste modo, problematiza-se o analfabetismo religioso como égide desse sectarismo e propõe-se o letramento através do Ensino Religioso não confessional, conforme os parâmetros da BNCC, como resposta ao fundamentalismo e como caminho possível para se educar para uma cultura de paz. Para atingir os objetivos, se utilizou o método de análise de conjuntura e os estudos da paz, a fim de compreender como se deu o processo de construção do currículo do Ensino Religioso no Brasil e analisar diferentes expressões de conflitos atravessados por questões religiosas, traçando paralelos entre o analfabetismo religioso, a escalada de violência no Brasil e no mundo, e o letramento religioso como instrumento imprescindível no processo de construção de uma cultura de paz.
This dissertation consists of an effort to explain as religions as a significant factor in the human constitution, the ways in which they influence cultural assumptions and how their multiple manifestations contributed to promote peace and also to prevent it from happening at different moments in history, even in Secular States. Religion is presented as a field in permanent dispute by different ideological actors, conflicts that go beyond the private spaces of temples to be equally fought in the public spaces of society, in some cases converting into authoritarian outbursts or armed movements. In this way, religious illiteracy is problematized as an aegis of this sectarianism and literacy is proposed through non-denominational Religious Literacy, according to the parameters of the BNCC, as a response to fundamentalism and as a possible way to educate for a culture of peace. To achieve the objectives, the method of analysis of conjuncture and peace studies was used, in order to understand how the process of construction of the curriculum of Religious Education in Brazil took place and to analyze different expressions of conflicts crossed by religious issues, drawing parallels between religious illiteracy, the escalation of violence in Brazil and in the world, and religious literacy as an essential instrument in the process of building a culture of peace.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24292
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000503349-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,69 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.