Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/24286
Type: masterThesis
Title: Resolução de problemas matemáticos como método de ensino e o desenvolvimento de habilidades e competências: uma análise das percepções de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Author(s): Fabrício, Cristiane Machado
Advisor: Lara, Isabel Cristina Machado de
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2022
Keywords: ENSINO FUNDAMENTAL
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
MATEMÁTICA - ENSINO
EDUCAÇÃO
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo responder ao seguinte problema: De que modo intervenções pedagógicas modificam as percepções de professores sobre a Resolução de Problemas vista como método de ensino e o desenvolvimento de habilidades e competências de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa na qual participaram 21 professores que lecionam em turmas do Pré-escolar ao 5º ano do Ensino Fundamental e quatro auxiliares de inclusão escolar de uma escola municipal de Ensino Fundamental, que atende na modalidade de ensino em turno integral, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, RS. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de dados dois questionários, o primeiro respondido pelos participantes antes da realização de intervenções pedagógicas com esses professores e outro posteriormente.Foi realizada uma formação com esses professores de 30 horas, na forma de intervenções pedagógicas durante a qual oportunizou-se subsídios teóricos e práticos para que os mesmos se capacitassem a elaborar e desenvolver em suas aulas de Matemática propostas de ensino adotando a Resolução de Problemas como método de ensino. A pesquisa fundamenta-se, teoricamente, em autores que estudam sobre problemas matemáticos e Resolução de Problemas, em particular: Polya; Van de Walle; Onuchic e Allevato; Dante; Stancanelli; e, Vila e Callejo. Com base nos dados coletados foi possível observar que os professores tinham um conhecimento equivocado sobre problema matemático e muitas dúvidas acerca dos conceitos habilidade e competência, com mudanças significativas após as intervenções pedagógicas. Os resultados mostraram que a elaboração e execução pelos professores das propostas de ensino com os estudantes, os mesmos adquiriram novas percepções a respeito do método Resolução de Problemas, compreendendo que problemas podem ser o ponto de partida para a construção de conceitos matemáticos, favorecendo assim o desenvolvimento de habilidades e competências previstas na BNCC para o ensino de Matemática.
This research aims to answer the following problem: How do pedagogical interventions modify teachers' perceptions of Problem Solving seen as a teaching method and the development of skills and competences of students in the early years of Elementary School? Therefore, a qualitative approach was carried out, in which 21 teachers who teach in groups from Preschool to the 5th year of Elementary School and four school inclusion assistants from a municipal elementary school, which serves in the teaching modality, participated. full-time, located in the metropolitan region of Porto Alegre, RS. Two questionnaires were used as data collection instruments, the first answered by the participants before the pedagogical interventions with these teachers and the other later.A 30-hour training was carried out with these teachers, in the form of pedagogical interventions, during which theoretical and practical subsidies were provided so that they could prepare and develop teaching proposals in their Mathematics classes, adopting Problem Solving as a teaching method. The research is theoretically based on authors who study mathematical problems and Problem Solving, in particular: Polya; Van de Walle; Onuchic and Allevato; Dante; Stancanelli; and, Vila and Callejo. Based on the data collected, it was possible to observe that the teachers had a mistaken knowledge about the mathematical problem and many doubts about the concepts of skill and competence, with significant changes after the pedagogical interventions. The results showed that and the elaboration and execution by the teachers of the teaching proposals with the students, they acquired new perceptions about the Problem-Solving method, understanding that problems can be the starting point for the construction of mathematical concepts, thus favoring the development of skills and competences foreseen in the BNCC for the teaching of Mathematics.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24286
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000503097-Texto+completo-0.pdfTexto completo2,29 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.