Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/24276
Tipo: masterThesis
Título: O ensino de português brasileiro como língua adicional para fins acadêmicos: o gênero acadêmico resumo
Autor(es): Assumpção, Jéssica Skibinski
Orientador: Perna, Cristina Becker Lopes
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2022
Palabras clave: PORTUGUÊS - ENSINO
LINGUÍSTICA PORTUGUESA
LINGUÍSTICA
AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA
Resumen: O aumento da procura por alunos internacionais fez com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) buscasse oferecer a estes alunos melhores condições de estudos e oportunidades em sua experiência no Brasil e aprimorar sua aprendizagem de Português como Língua Adicional (PLA). Como resultado, surgiu a ideia do projeto do Portuguese360, curso online de língua portuguesa brasileira idealizado por Antunes (2020), ao qual essa dissertação dá continuidade. Baseando-se na Teoria dos Atos de Fala da Pragmática e na teoria de Movimentos de Hyland, esta dissertação propõe o desenvolvimento de um dos módulos do curso, o gênero Resumo. Temos como objetivo analisar os resumos informativos de dissertações e teses de diferentes áreas de conhecimento, assim como os verbos representativos e comissivos mais utilizados em cada um deles e suas estruturas de acordo com os Movimentos Retóricos de Hyland. Para tanto, primeiramente, foi feita uma análise piloto de dez Resumos das áreas da Computação, Direito e Linguística coletadas do acervo digital Lume da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com vistas a verificar se os Resumos em Língua Portuguesa incluíam os movimentos propostos por Hyland. Para a segunda análise foi elaborado e aplicado um questionário nas turmas de alunos estrangeiro da PUCRS, a fim de descobrir mais a fundo qual era a faixa etária, área de graduação, nível de proficiência em Língua Portuguesa, os objetivos a serem alcançados ao aprender português, entre outras questões.A partir deste questionário, detectamos as três áreas mais frequentadas por estes alunos, sendo elas Contabilidade, Educação e Medicina, e, a partir disso, coletamos dez Resumos de três diferentes universidades de cada área para que pudéssemos analisar as especificidades com que cada área produz seus Resumos acadêmicos. Assim, essas duas análises serviram de inspiração e orientação para a elaboração de atividades que poderão futuramente vir fazer parte do curso Portuguese360. Na sequência, propusemos atividades de identificação dos movimentos de Hyland e produção de Resumos e refletimos em como os estudos da Pragmática podem contribuir, servindo de embasamento para a aquisição de PLA, uma vez que é levado em consideração não somente as habilidades linguísticas destes alunos, mas também suas habilidades pragmáticas, ou seja, suas habilidades em como fazer uso da língua em diferentes contextos comunicacionais, no caso específico da compreensão e produção de Resumos em PLA.
The increase in demand for international students made the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS) seek to offer these students better study conditions and opportunities in their experience in Brazil and to improve their learning of Portuguese as an Additional Language (PAL). As a result, the idea for the Portuguese360 project emerged, an online course in Brazilian Portuguese designed by Antunes (2020), to which this dissertation continues. Based on the Speech Act theory in Pragmatics and the Hyland's Movements, this dissertation proposes the development of one of the course modules, the Abstract genre. We aim to analyze the informative abstracts of dissertations and theses from different areas of knowledge, as well as the most used representative and commissive verbs in each of them and their structures according to Hyland's Rhetorical Movements. For this, first, a pilot analysis of ten abstracts from the areas of Computing, Law and Linguistics collected from Lume digital collection of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) was carried out to verify if the abstracts in Portuguese included the movements proposed by Hyland. For the second analysis, a questionnaire was developed and applied to the classes of foreign students at PUCRS, to find out more in depth what was their age group, graduation area, the level of proficiency in Portuguese Language, their objectives to be achieved when learning Portuguese, among other issues.From this questionnaire, we detected the three areas most frequented by these students, namely Accounting, Education and Medicine, and, from that, we collected ten abstracts from three different universities in each area so that we could analyze the specificities with which each area produces their academic abstracts. Thus, these two analyzes served as inspiration and guidance for the elaboration of activities that may, in the future, be part of the Portuguese360 course. Next, we proposed activities for the identification of Hyland’s moves and production of abstracts and we reflected on how Pragmatics studies can contribute, serving as a basis for the acquisition of PAL, since it takes into account not only the language skills of these students, but also their pragmatic skills, that is, their skills in how to make use of the language in different communication contexts, in the specific case of understanding and producing abstracts in PAL.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24276
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000502975-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,38 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.