Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/24218
Tipo: masterThesis
Título: Vidas em rede: analisando os percursos juvenis no programa de oportunidades e direitos socioeducativo do RS
Autor(es): Kehl, Carla Luisa
Orientador: Ribeiro, Fernanda Bittencourt
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
POLÍTICAS PÚBLICAS
JUVENTUDE - ASPECTOS SOCIAIS
PROJETOS SOCIAIS
CIÊNCIAS SOCIAIS
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar a permanência dos jovens que participaram do Programa de Oportunidade e Direitos Socioeducativo do Estado do Rio Grande do Sul nos anos de 2016 e 2017. Utilizando como norte teórico Norbert Elias busco através dos seus conceitos de configurações sociais e interdependência analisar o percurso de 33 jovens que permaneceram no programa dentro prazo máximo estipulado de 12 a 18 meses. Utilizando uma metodologia qualitativa baseada na análise documental dos relatórios produzidos pelos técnicos do programa na instituição O Pão dos Pobres de Santo Antônio foi possível verificar, em profundidade, a trajetória de cada jovem durante seu tempo de permanência. A hipótese está centralizada na perspectiva de que os jovens que estiveram presentes dentro do programa no tempo estipulado mantiveram sua permanência por conta da rede de relações construída. Busco ainda tentar visibilizar as construções realizadas dentro de seus percursos em torno dos conceitos de juventude, projetos de vida e socioeducação com intuito de tentar entender como são utilizadas. Foi possível confirmar a hipótese à medida que o programa atua como um espaço importante para acessar redes de relações e potencializá-las à medida que se pode visualizar quatro redes principais de relação que se fazem presentes e estão sempre em negociação durante a construção do projeto de vida de cada jovem junto ao programa.
The present dissertation aims at analyzing the stay of young people that participated in the Opportunity and Socio-educational Rights Program in the state of Rio Grande do Sul in 2016 and 2017. Using as a theoretical horizon Nobert Elias, I intend to analyze through his concepts of social configuration and interdependence the journey of 33 young people that stayed in the program within the maximum stipulated deadline of 12 to 18 months. Using a qualitative methodology based on the documental analysis of the reports produced by the program's technicians in the institution O Pão dos Pobres de Santo Antônio, it was possible to verify, in depth, the trajectory of each young person during their time in the program. The hypothesis is centralized in the perspective that young people who participated in the program within the stipulated time kept their stay because of the built relationship network. Still, I aim at trying to make the constructions held visible within their journeys around the concepts of youth, life project and socio-education with the purpose of trying to understand how they are used. It was possible to confirm the hypothesis to the extent that the program acts as an important space to access networks of relationships and potentiate them to the extent that it is possible to visualize four main networks of relationships that are present and are always under negotiation during the construction of the life project of each young person in the program.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24218
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