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dc.contributor.advisorWainberg, Jacques Alkalaien_US
dc.contributor.authorBortolanza, Felipeen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:47:21Z-
dc.date.available2013-08-07T18:47:21Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2264-
dc.description.abstractA consolidação da internet como meio de comunicação acirrou a já disputada concorrência na busca da atenção do público. Ao ofertar texto e fotos em quantidades ilimitadas, o webjornalismo tirou do jornal o que, por mais de cinco séculos, foram exclusividades dele enquanto mídia de massa diária. O incremento tecnológico, surgido há 15 anos, ainda leva teóricos a profetizarem o fim da imprensa escrita, tendo como base a falência de famosos periódicos, especialmente nos Estados Unidos e em alguns centros europeus. No Brasil, contudo, este cenário é bem diferente. Ainda que o tempo médio dedicado à leitura venha diminuindo, crescem a circulação e, até mesmo, a variedade de títulos. Afinal, o que Redações brasileiras estão fazendo para ficar imunes à queda de circulação e fortalecer seu produto? Respostas virão ao analisar quatro ícones do atual jornalismo impresso, todos há mais de dez anos entre os dez mais vendidos: os tradicionais Folha de S. Paulo e Zero Hora e os populares Extra e Diário Gaúcho.pt_BR
dc.description.abstractThe consolidation of the internet as a means of communication inflamed an already disputed competition in the pursuit of public attention. By offering text and photos in unlimited quantities, webjournalism took from newspapers the exclusivities they used to have as mass media for over five centuries. The improvements in technology which emerged 15 years ago still lead the theorists to prophesy the end of the press, especially in the United States and in some European centers. In Brazil, however, this scenario is quite different. Although the average time devoted to reading has declined, the circulation and even the variety of titles are increasing. So, what are Brazilian newspapers doing to be immune to the decline in their circulation and to strengthen their product? Answers will come when analyzing the four icons of the current print journalism: the traditional Folha de S. Paulo and Zero Hora, and the popular ones, Extra and Diário Gaúcho − all of which have been among the top ten best sellers for over ten years.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectJORNALISMOpt_BR
dc.subjectJORNALISMO IMPRESSOpt_BR
dc.subjectWEBJORNALpt_BR
dc.subjectJORNAIS - BRASILpt_BR
dc.subjectGLOBALIZAÇÃOpt_BR
dc.subjectINTERNETpt_BR
dc.titleJornais brasileiros e suas estratégias para sobreviver diante da concorrência do jornalismo onlinept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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