Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2263
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFinger, Cristianeen_US
dc.contributor.authorAntunes Junior, Fernando Simõesen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:47:20Z-
dc.date.available2013-08-07T18:47:20Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2263-
dc.description.abstractEstudo sobre como as assessorias de imprensa influenciam ideologicamente os telejornais gaúchos durante os processos de escolha, produção e edição de reportagens, tendo por base o conceito de ideologia como o uso das formas simbólicas para estabelecer ou sustentar relações de dominação. A partir de uma análise hermenêutica, baseada nos conceitos de John Thompson e aplicada a dados coletados através da observação participante, os programas Jornal do Almoço, SBT Rio Grande e TVE em Dia são investigados como construtos simbólicos a serviço da ideologia, alimentados por assessorias de imprensa de instituições públicas e privadas com interesses específicos em conquistar a opinião pública.pt_BR
dc.description.abstractStudy about how the press assessorships influence ideologically the gauchos broadcasts during the choice, production and edition processes of news articles, having as base the ideology concept as the use of the symbolic forms to establish or to sustain relations of domination. From a hermeneutic analysis, based in the concepts of John Thompson and supported from data collected from participant observation, the programs Jornal do Almoço, SBT Rio Grande and TVE em Dia are investigated as symbolic constructions working for the dominant ideology, fed for the press assessorships of public and private institutions with specific interests in conquering the public opinion.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectASSESSORIA DE IMPRENSApt_BR
dc.subjectTELEJORNALISMOpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectIDEOLOGIASpt_BR
dc.subjectHERMENÊUTICApt_BR
dc.titleA influência ideológica das assessorias de imprensa no telejornalismo gaúchopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000412314-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,01 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.