Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2239
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGerbase, Carlosen_US
dc.contributor.authorSanguiné, Milene Gomes Saccoen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:47:13Z-
dc.date.available2013-08-07T18:47:13Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2239-
dc.description.abstractEste trabalho analisa uma sucessão de índices que remetem à obra de Dante, tendo como elemento desencadeador uma tradução cinematográfica do poema “Divina Comédia”, chamada “Nossa Música”, feita pelo cineasta J-L Godard. No trajeto entre as duas obras, o universo visual do “Inferno” teve incontáveis traduções do imaginário da época em que foram produzidas. Cada obra contém fragmentos das que as antecederam, fenômeno a que Cañizal chama de Perspectiva em Abismo. Para estudar o fenômeno aplicado à trajetória das imagens, usou-se concepções de imaginário de autores como Maffesoli, Durand e Machado da Silva e da Experiência Colateral de Peirce.pt_BR
dc.description.abstractThe following dissertation analyses index sequences that reffers to Dante’s work, beginning with the cinematographic translation of the poem “Divina Commedia” called “Our Song”, by J-L Godard. On the path between these two works, the visual universe of “Hell” had several translations based on the imaginary of the time they were produced. Each work has innumerable pieces of the ones preceded; in a phenomenon Cañizal calls Abyss Perspective. In order to study the image trajectory, we used the concept of imaginary discussed by authors such as Maffesoli, Durand, Machado da Silva and the concept of Collateral Experience discussed by Peirce.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectALIGHIERI, DANTE - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectGODARD, JEAN-LUC - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIOpt_BR
dc.subjectINFERNOpt_BR
dc.subjectCINEMApt_BR
dc.subjectDIVINA COMÉDIA, A - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectINTERTEXTUALIDADEpt_BR
dc.subjectILUSTRAÇÕES (LIVROS)pt_BR
dc.subjectIMAGENS - REPRESENTAÇÃOpt_BR
dc.titleExpressões do inferno e tecnologias do imaginário: de Dante a Godardpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000408665-Texto+Completo+Parte+A-0.pdfTexto Completo Parte A12,31 MBAdobe PDFAbrir
Exibir
000408665-Texto+Completo+Parte+B-1.pdfTexto Completo Parte B12,88 MBAdobe PDFAbrir
Exibir
000408665-Texto+Completo+Parte+C-2.pdfTexto Completo Parte C7,18 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.