DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Gerbase, Carlos | en_US |
dc.contributor.author | Figueiredo, Rafael Meira de | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-08-07T18:47:09Z | - |
dc.date.available | 2013-08-07T18:47:09Z | - |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10923/2235 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga quais os paradigmas da decupagem cinematográfica que repercutem no cinema brasileiro contemporâneo e determinam suas escolhas estéticas através do estudo de caso de dois filmes emblemáticos desta época: Cidade de Deus e Cronicamente Inviável, filmes que abordam temas similares, porém distantes formalmente. Inicialmente, tem-se uma apresentação das teorias formativa e realista e suas implicações na história do cinema. Em seguida, um breve histórico da decupagem cinematográfica. Por fim, a exposição e análise de seqüências dos filmes citados com atenção aos aspectos formais, que determinam o tipo de relação que o diretor tem com sua obra, com seu público e que referenciais teóricos são mobilizados. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research investigate which paradigms of shooting script are relevant to the brazilian contemporary cinema and which paradigms determine esthetic chooses through a case study of two emblematic films of this time: Cidade de Deus e Cronicamente Inviável, both movies that explore similar subjects, but formally different. At first, formative and realistic theory are presented with their relevance to cinema history. Afterwards, a brief historic about shooting script. Finally, both movies have their relevant sequences analyzed taking in a count formal aspects, which determine the type of relation between the director and his work, public and what theoretical references are adopted. | en_US |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | COMUNICAÇÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject | CINEMA - BRASIL | pt_BR |
dc.subject | CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA | pt_BR |
dc.title | Paradigmas da decupagem no cinema brasileiro dos anos 2000: o caso de Cidade de Deus e Cronicamente Inviável | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Comunicação Social | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.degree.date | 2005 | pt_BR |
dc.publisher.place | Porto Alegre | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertação e Tese
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