Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2172
Type: doctoralThesis
Title: Estratégias regionais de comunicação no contexto global: o Grupo Editorial Sinos
Author(s): Santuario, Marcos Emilio
Advisor: Haussen, Doris Fagundes
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Issue Date: 2009
Keywords: COMUNICAÇÃO SOCIAL
MEIOS DE COMUNICAÇÃO
MÍDIA
JORNALISMO - RIO GRANDE DO SUL
GLOBALIZAÇÃO
Abstract: O objetivo desta tese é analisar as implicações do processo globalizante das comunicações sobre as empresas de comunicação regionalizadas. De forma a identificar elementos de mudanças, ou de continuidade, em relação ao que vem de períodos anteriores, a análise aqui proposta incide sobre as questões da globalização e da regionalização da comunicação. Tendo a Economia Política da Comunicação como linha teórica básica, a análise tem como hipótese que as mudanças organizacionais da mídia, em momentos em que a globalização atinge com maior vigor as empresas de comunicação, nas rotinas de produção e nas atividades profissionais deve-se a uma tendência que inclui um processo de maior regionalização de suas ações e de seus conteúdos. Ocorria, por conta disso, o fortalecimento estrutural, tecnológico, administrativo e editorial das empresas de comunicação, com uma dinâmica que trata de manter-se relacionada, simultaneamente, às questões globais e ao espaço regional no qual se insere.
This thesis focuses on examining the implications of the global process of the communications on the regionalized business communication. To identify elements of change, or continuity, about what comes from prior periods, the analysis proposed here focuses on the issues of globalization and regionalization of the communication. Taking the political economy of communication as a theoretical base, the analysis has the hypothesis that the organizational changes of the media, in times where globalization affects with greater force the business communication, on routines of production and professional activities, are due to a tendency that includes a process of greater regionalization of their actions and their content. Occurred, due to this, the structural strength, technological, administrative and publishing of business communication, with a dynamic to remain connected on the global issues and the regional area in which it is embedded.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2172
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