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dc.contributor.advisorScroferneker, Cleusa Maria Andradeen_US
dc.contributor.authorCruz, Cassiana Maris Limaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:46:37Z-
dc.date.available2013-08-07T18:46:37Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2161-
dc.description.abstractEste estudo propõe-se investigar o indicador Comunicação Interna que integra a Dimensão 4 – Comunicação com a Sociedade (Sinaes), Lei nº 10. 861/2004 (BRASIL, 2004). Para tanto, busca conhecer a concepção e a relevância da comunicação e comunicação interna na e para a universidade e a compreensão do significado de canais de comunicação, sistemas de informação e ouvidoria. Adota o Paradigma da Complexidade (MORIN, 2003a) como o método orientador por entender que proporciona uma visão inter-relacional e sistêmica dos fenômenos, na perspectiva dos princípios dialógico, recursivo e hologramático. A revisão teórica articulou conceitos relacionados à avaliação institucional (DIAS SOBRINHO, 2003, 2008), comunicação (MORIN, 2003c), comunicação organizacional (KUNSCH, 2003), comunicação interna (SROFERNEKER, 2007), cultura organizacional, linguagem e informação, dentre outros. Em razão da natureza dos objetivos da investigação, realizou-se uma pesquisa qualitativa e exploratória, adotando a abordagem de estudos multicasos (YIN, 2001) em três universidades no Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de entrevistas pessoais em profundidade com os gestores responsáveis pela avaliação institucional e pela comunicação nas instituições de educação superior. Pelas falas dos entrevistados foi possível corroborar a tese de que comunicação e comunicação interna, conforme a proposição do Sinaes, assumem um caráter descritivo/instrumental/operacional, isto é, de transmitir informação, embora exista o reconhecimento de que a comunicação pressupõe diálogo; que a comunicação interna trata das relações interpessoais, ocorrendo por meio de canais de comunicação formais e informais;que os sistemas de informação armazenam e transmitem informações para que decisões gerenciais possam ser tomadas e que a ouvidoria é um canal de comunicação presencial ou on line que propicia a melhoria da qualidade dos processos nas universidades.pt_BR
dc.description.abstractThis study proposes to investigate the indicator that integrates the Internal Communication Dimension 4 - Communication with Society - National Assessment System of Higher Education, Law No. 10. 861/2004 (BRAZIL, 2004). Therefore, sought to learn about the design and relevance of communication and internal communication in and to the university, and the understanding of the meaning of communication channels, information systems and ombudsman. It adopts the Paradigm of Complexity (Morin, 2003a) as the guiding method for understanding that provides a view inter-relational and systemic phenomena, from the perspective of the principles of dialogue, recursive and holographic. The review articulated theoretical concepts related to institutional assessment (DIAS SOBRINHO, 2003, 2008), communication (MORIN, 2003c), organizational communication (KUNSCH, 2003), internal communication (SROFERNEKER, 2007), organizational culture, language and information, among others. Due to the nature of the objectives of the investigation, there was a qualitative exploratory study, adopting the approach of multi-case studies (Yin, 2001) at three universities in Rio Grande do Sul. Data were collected through interviews Personal in-depth interviews with managers responsible for institutional assessment and communication of Higher Education Institutions.By the interviews statements could corroborate the thesis that communication and internal communication, as the proposition National Assessment System of Higher Education assume a descriptive/instrumental/operational character, i. e. to transmit information, although there is recognition that communication requires dialogue, which internal communication deals with inter-personal relations, occurring through channels of formal and informal communication, information systems that store and transmit information so that management decisions can be taken, and that the ombudsman is a channel of communication in person or on line that promotes the improvement of process quality in universities.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO ORGANIZACIONALpt_BR
dc.subjectUNIVERSIDADES - RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectUNIVERSIDADES - BRASIL - AVALIAÇÃO INSTITUCIONALpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO NA EMPRESApt_BR
dc.titleA comunicação interna na perspectiva da avaliação institucional em universidades no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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