Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/21136
Tipo: doctoralThesis
Título: A circulação do senso comum e os deslocamentos de sentido nos discursos de professoras
Autor(es): Cuty, Jerusa Alves
Orientador: Pereira, Marcos Villela
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2021
Palabras clave: ANÁLISE DO DISCURSO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO
Resumen: Esta pesquisa investigou o senso comum presente nas falas de professoras do ensino público estadual do Rio Grande do Sul. O material analisado foi retirado de discursos docentes em reuniões de planejamento do CAT (Currículo por Atividade), em datas comemorativas do calendário escolar de uma escola de Educação Básica, durante 2019; em respostas fornecidas a um questionário criado sobre o perfil das docentes envolvidas; e em depoimentos transcritos durante a pandemia da Covid-19, entre 2020 e 2021. Como problema de pesquisa questionou-se: De que maneira o cotidiano das professoras contribui para a circulação e aceitação de formações discursivas hegemônicas que operam como senso comum? Essa problemática foi desdobrada em outras, descrita, primeiramente, a partir de um objetivo geral: compreender como o senso comum representa uma concepção que segue disseminando-se de forma dominante e operante socialmente. Para tanto, realizou-se a análise de discursos das professoras participantes da pesquisa, os quais envolviam o cotidiano escolar, bem como a conjuntura do cotidiano social, tendo como pano de fundo a realidade atravessada por inúmeras questões que se encontram na escola, mas se alargam para um contexto macrocósmico.Seguiu-se o estudo com alguns objetivos específicos auxiliares para a delimitação do tema: a) identificar os jogos de linguagem nos discursos de professoras, a fim de perceber como as professoras participantes operam o vai e vem das articulações e disputas hegemônicas no interior do cotidiano do qual falam, no qual atuam e em relação ao qual organizam-se; b) examinar os eventuais deslocamentos de sentido nas falas docentes, investigando as formulações que remetem a certos significantes que ocorrem nos discursos produzidos pelas professoras e assinalar de demandas sociais percebidas neles; c) analisar o fenômeno do senso comum a partir de suas relações com o contexto social e em função de suas relações no contexto da docência, o que é um reforçador do objetivo geral, tendo em vista o modo de representação do senso comum, com sua capacidade de transformação do particular em universal.Como marco teórico produziu-se o diálogo com três importantes pensadores: o italiano Antonio Gramsci, a partir de sua categoria senso comum; o brasileiro Paulo Freire, a partir do movimento conceitual de conscientização; e o francês Michel Foucault, a partir da sua visão sobre os regimes de verdade presentes nos discursos. O corpus da pesquisa foi construído com fragmentos de discursos das professoras que compõem o CAT, em conjunto com falas de cada uma em áudios produzidos durante o distanciamento social e respostas a um questionário inicial. Utilizando-se estratégias da análise de conjuntura, realizou-se uma Análise Política do Discurso, baseada no aparato teórico criado por Laclau e Mouffe, a fim de entender algumas articulações político-discursivas presentes no material empírico e compreender a potência do senso comum, a partir da sua aceitabilidade e sua disseminação no social. O estudo está inserido na Linha de Pesquisa Teorias e Culturas em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.
This research investigated the common sense inserted in the teachers´ speeches from the Public School of Rio Grande do Sul. The analyzed material was taken from teachers' speeches at CAT´s (Curriculum per Activity) planning meetings, on commemorative dates in the school calendar of a Basic Education school, during 2019; from the answers provided to a questionnaire created about the profile of the participant teachers of the research; and from transcribed testimonials during the Covid-19 pandemic, between 2020 and 2021. As a research problem, the following question was asked: ´In which way does the daily life of teachers contribute to the circulation and the acceptance of hegemonic discursive formations that operate as common sense?´ This issue was unfolded into others, first described from a general objective: to understand how does common sense represent a conception that continues to spread itself in a dominant and socially operating way. For that, an analysis about the speeches of the participant teachers of the research was carried out, which involved the daily school´s life, as well as the context of the social daily life, in the background of a reality that is over passed through countless issues found in the school, that are as well as extended to a macrocosmic context.The study followed some specific complementary objectives for the theme´s delimitation: a) to identify the language games in the teachers´ speeches, aiming to understand how do the participant teachers operate the ´coming´ and ´going´ of the articulations and the hegemonic quarrels about the everyday life to which they speak, in which they act and in relation to which they organize themselves; b) to examine the possible shifts of meaning in the teachers' speeches, investigating the drafts regarding to certain signifiers that occur in the speeches produced by the teachers, as well as pointing out social demands perceived through them; c) analyze the phenomenon of common sense stemmed from its relations to the social context and according to its relations to the context of teaching, which reinforces the general objective, considering the common sense representation´s mode, with its ability to transform the particular into the universal.As a theoretical framework, a discussion between three important authors was produced: the Italian Antonio Gramsci, with his category of common sense; the Brazilian Paulo Freire, with the conceptual movement of awareness; and the French Michel Foucault, with his insight into the regimes of truth inserted in the discourses. The research corpus was built up with speeches’ fragments from the teachers who are part of the CAT, added to the speeches of each of them retrieved from the produced audios during the social distancing and the answers to an initial questionnaire. Therefore, a Political Discourse Analysis was carried out, using the context situation analysis strategies, based on the theoretical background of Laclau and Mouffe, aiming to understand the political-discursive articulations found in the empirical material, and to demonstrate the power of the common sense with its acceptability and its social disclosure. This study is inserted in the Research Line Theories and Cultures in Education of the Postgraduate Program in Education of the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul - PUCRS.
URI: https://hdl.handle.net/10923/21136
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000502546-Texto+completo-0.pdfTexto completo2,34 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.