Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2110
Tipo: doctoralThesis
Título: Tão perto e de mim distante: a comunicação política da prefeitura municipal de Porto Alegre através das placas de obras
Autor(es): Trein, Sérgio Roberto
Orientador: Gomes, Neusa Demartini
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2010
Palabras clave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
COMUNICAÇÃO E POLÍTICA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - PORTO ALEGRE
PLACAS (PROPAGANDA)
PERSUASÃO
Resumen: O objetivo desta pesquisa é o de compreender a estrutura linguageira das placas de obras e de que forma uma administração pública municipal utiliza este tipo de publicidade como um instrumento de comunicação política e persuasiva, com vistas a um comportamento favorável em relação ao partido e ao político que está no cargo de prefeito. No caso, o estudo foi aplicado junto à Prefeitura Municipal de Porto Alegre e, mais especificamente, em relação às placas de obras do Projeto Integrado Socioambiental (PISA), programa de maior investimento da atual gestão porto-alegrense. Através de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, analisamos um corpus formado por três placas de obras do PISA. Comparando-as com o Manual de Confecção de Placas, produzido pela Prefeitura de Porto Alegre, procuramos interpretar as tipologias visuais encontradas nas publicidades, com base nos estudos de Georges Pèninou (1976); e, também, a estrutura linguageira das mensagens, a partir da proposta de Análise de Discurso desenvolvida por Patrick Charaudeau (2008). Estas duas etapas de análise nos permitirão identificar se existe ou não uma função propagandística e persuasiva nas placas.
This research aims at comprehending the language structure of construction billboard signs and the way the public administration of a city uses that kind of publicity as a means of political and persuasive communication, in order to obtain a favorable behavior to the party and the politician who is in the mayor position. In this particular case, the study was performed with Porto Alegre City Hall and, more specifically, referring to the Socio-environmental Integrated Project (SEIP) construction billboard signs, the most invested program of the current city management. Through an exploratory, qualitative research, we analyzed a corpus composed by three SEIP construction billboard signs. Comparing them to the Manual of Billboard Signs Confection, made by Porto Alegre City Hall, we tried to interpret the visual typologies found in advertisements, based on Georges Pèninou‟s studies (1976), and also the language structure of the messages, from the proposal of Discourse Analysis developed by Patrick Charaudeau (2008). Those two stages of analysis will allow us to identify whether or not there is an advertising and persuasive function in billboard signs.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2110
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000427015-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,84 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.