Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2057
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dc.contributor.advisorFinger, Cristianeen_US
dc.contributor.authorOselame, Mariana Corsettien_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:45:44Z-
dc.date.available2013-08-07T18:45:44Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2057-
dc.description.abstractInserida na grande área das Ciências Sociais Aplicadas, na área da Comunicação e no campo dos Estudos em Jornalismo, esta dissertação tem como tema o jornalismo esportivo da televisão aberta brasileira neste início de século XXI. O objetivo geral é desvendar o fenômeno denominado “engraçadismo”, ou seja, o aumento do espaço destinado ao infoentretenimento e a consequente diminuição do tempo dedicado ao jornalismo propriamente dito nos programas de notícias esportivas. Este estudo parte da hipótese de que, ao privilegiar os fatos que Bourdieu (1997) chamou de omnibus, os noticiários esportivos deixam de pertencer à esfera do jornalismo e colocam a notícia em segundo plano. Adotado como objeto de pesquisa, o programa Globo Esporte, da Rede Globo e afiliadas, em suas versões paulista e gaúcha, integra o corpus desta dissertação – o material foi investigado a partir da análise de conteúdo sistematizada por Bardin (1977). Na fundamentação teórica deste estudo foram utilizados, entre outros, os conceitos de Wolton (1996), Cannito (2010), Bucci (2000), Blázquez (2000), Gabler (1999), Aronchi (2004), Gomes (2006), Marcondes Filho (2009), Alsina (2009), Traquina (2005), Alcoba (2005) e Barbeiro e Rangel (2006).pt_BR
dc.description.abstractInserted into the large area of Applied Social Sciences, in the area of Communication Research and in the field of Journalism Studies, this dissertation is about the sports journalism of Brazilian broadcast television in this beginning of century. The overall goal is to unravel the phenomenon called “engraçadismo” – a word created during this research to mean the increasing of the space occupied by the infotainment and the consequent reduction of the space dedicated to the sports news in the sports journalism television programs. This study starts from the hypothesis that, by privileging the facts that Bourdieu (1997) called omnibus, the sports journalism turns into a very different area: the infotainment. In this context, make fun of everything is more important than the news. Adopted as the research object, the TV show Globo Esporte, produced by Rede Globo and other stations, are going to be studied based on the content analysis systematized by Bardin (1977). In the theoretical framework of this study were used, among others authors, the concepts of Wolton (1996), Cannito (2010), Bucci (2000), Blázquez (2000), Gabler (1999), Aronchi (2004), Gomes (2006), Marcondes Filho (2009), Alsina (2009), Traquina (2005), Alcoba (2005) and Barbeiro and Rangel (2006).en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectJORNALISMO ESPORTIVOpt_BR
dc.subjectNOTÍCIAS (JORNALISMO) - ANÁLISE DO DISCURSOpt_BR
dc.subjectMÍDIA - ASPECTOS SOCIAISpt_BR
dc.titleFim da notícia: o "engraçadismo" no campo do jornalismo esportivo de televisãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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