Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2051
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorWainberg, Jacques Alkalaien_US
dc.contributor.authorChaves, Carolina Wiedemannen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:45:42Z-
dc.date.available2013-08-07T18:45:42Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2051-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo identificar os marcadores de identidade que animam o imaginário do expatriado brasileiro em sítios para este tipo de comunidade no mundo. O corpus de análise foi construído a partir de uma seleção de treze sites de comunidades brasileiras. A base para esta escolha foi a partir dos sítios apresentados pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil de comunidades de brasileiros pelo mundo. O referencial teórico traz conceitos de identidade, identidade cultural, identidade nacional, imaginário, identidade nacional brasileira, globalização, expatriação, brasileiros no mundo e comunicação virtual. Para tanto se utilizou a análise de discurso para o levantamento e entendimento dos itens que constituem a identificação do brasileiro que vive no exterior. Como pontos de perpetuação e identificação da identidade nacional, foram observadas principalmente questões como: a utilização das cores verde e amarela; a presença da música (como cantigas de roda, samba, axé, forró, batucada, entre outras); a valorização da receptividade e da alegria; o ensino do idioma nacional.pt_BR
dc.description.abstractThe present research aims to point out identity markers which built up the national imaginative idea of Brazilian expatriates in internet sites for such communities around the world. The corpus of analysis was constructed from a selection of thirteen sites of Brazilian communities, chosen from a selection of such sites in a list presented by the Ministry of Foreign Affairs of Brazil in its site. The theoretical part studies and explores the concepts of identity, cultural and national identity, imagination, Brazilian national identity, globalization, expatriation, and virtual communication. Discourse analysis was used to survey and understand the items which build up the identity of a Brazilian person living abroad. As points of identification and perpetuation of Brazilian national identity for such Brazilian expatriates, the main issues identified were: the use of green and yellow as colors identifying Brazil, the presence of Brazilian rhythms as Samba, Axé, Forró, batucada, among others, the enhancement of friendliness and joy, the Brazilian-Portuguese language.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectIDENTIDADE NACIONAL - ANÁLISE DO DISCURSOpt_BR
dc.subjectIDENTIDADE CULTURALpt_BR
dc.subjectCULTURA E TECNOLOGIApt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO VIRTUALpt_BR
dc.subjectIMIGRAÇÃO - BRASILpt_BR
dc.subjectINTERAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.titleMídia virtual e a diáspora brasileira: a identidade nacional retratada em sites para expatriadospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000436194-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo5,36 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.