Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2007
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRahde, Maria Beatriz Furtadoen_US
dc.contributor.authorGalli, Loeci Maria Paganoen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:45:18Z-
dc.date.available2013-08-07T18:45:18Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2007-
dc.description.abstractThis paper outlines a way to understand the role of communication based on Phenomenological, Hermeneutical and Gestalt-therapy epistemes. It covers the communicator’s need to understand him/herself as the product and the producer of culture, as the reader and the recipient of the Cultural Imaginary, as well as the generating source of information and opinions. Using this methodological approach, a brief study was carried out about communication and its major role in interpersonal relations, in the dialogic between the individual and society, in the development of the personality and in the Cultural Imaginary. Secondly, the view of man was described according to the Gestalt-therapy. This view includes the communicative process aimed at clarifying the ideas we want to hold, i. e., the search for a more conscious contact by the communicator with both his/her interior and exterior, in an integrative interpretation. Thirdly, using Martin Heidegger’s ideas, a way of understanding communication processes was researched, as support for the principles of this thesis. The fourth step was aimed at clarifying the situation of human beings in the world, also with the objective of understanding man in his time and space, in his singularity and plurality. As a basic rule of thought, reality is considered as a phenomenon and not as an object. With this in mind, Martin Heidegger’s concepts of Phenomenology, the Phenomenological Method, Hermeneutics Phenomenology, Hermeneutic Method and the Hermeneutic Circle were explained. The objectives of this paper were accomplished. The guiding thesis was confirmed: that it is relevant for the communicator to understand his or her cultural origins, his or her being-in-the-world, human behavior as the basic characteristics of his or her commitment to the environment and to be aware, with a sense of responsibility, of his or her transmitted messages. We aimed for communication in several spheres that is more conscious, creative, reflexive, and responsible and less biased by conditioned ideas.en_US
dc.description.abstractEste trabalho objetivou um modo de compreender o papel da comunicação fundamentado nas epistemes Fenomenológica, Hermenêutica e Gestalt-terapia. É abordada a necessidade do comunicador compreender-se como produto e produtor de uma cultura, como leitor e receptor do imaginário cultural, assim como fonte geradora de informações e opiniões. Através dessa abordagem metodológica realizou-se um breve estudo sobre a comunicação e seu importante papel nas relações interpessoais, na dialógica entre indivíduo e sociedade, no desenvolvimento da personalidade e no imaginário cultural. Num segundo momento, foi descrita a visão do homem da Gestalt-terapia, que inclui o processo comunicativo com o objetivo de clarear o que se quer mostrar, uma busca de contato mais consciente do comunicador com seu interior e exterior, numa leitura integrativa. No terceiro momento pesquisou-se em Martin Heidegger um modo de compreensão sobre os processos de comunicação, como suporte para os fundamentos dessa tese. O quarto momento quer esclarecer a situação do ser no mundo, ainda com o objetivo de entender o homem em seu tempo e espaço, em sua singularidade e pluralidade. Como regra básica de pensamento, considera-se o real como fenômeno e não como objeto. Com esta intenção, explicitaram-se conceitos da Fenomenologia, Método Fenomenológico, Fenomenologia Hermenêutica de Martin Heidegger, Método Hermenêutico e Círculo Hermenêutico. Os objetivos desse trabalho foram alcançados. Confirmou-se a tese norteadora de que é relevante para o comunicador compreender suas origens culturais, seu estar-no-mundo, as atitudes humanas como característica fundamental de seu compromisso com o ambiente e ter consciência com responsabilidade das mensagens transmitidas. Buscou-se uma comunicação em todos os âmbitos, mais consciente, criativa, reflexiva, responsável e menos contaminada pelos condicionamentos adquiridos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO - ASPECTOS SOCIAISpt_BR
dc.subjectGESTALT-TERAPIApt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO E CULTURApt_BR
dc.subjectFENOMENOLOGIApt_BR
dc.subjectHERMENÊUTICApt_BR
dc.titleComunicação contemporânea: uma visão da fenomenologia, gestalt-terapia e da hermenêuticapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000389069-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,61 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.