Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/19228
Tipo: masterThesis
Título: Clube de ciências como espaço de desenvolvimento das competências para ensinar: uma análise à luz da teoria de Philippe Perrenoud
Autor(es): Gonçalves, Tatiane Alves
Orientador: Oliveira, Luciano Denardin de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2020
Palavras-chave: PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
APRENDIZAGEM
CIÊNCIAS - ENSINO
EDUCAÇÃO
NÃO INDEXADO
Resumo: O objetivo dessa investigação foi analisar o desenvolvimento de competências para ensinar manifestadas por professores que atuam em clubes de ciências. Essa pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo estudo de caso. Realizaram-se entrevistas com quatro professores atuantes em clubes de ciências de escolas privadas da região Sul do Brasil. A análise dos dados obtidos foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. A realização dos encontros nesses espaços acontece no contraturno escolar e em um dia da semana específico. A partir dos relatos dos professores sobre suas atuações nos clubes de ciências foi possível identificar muitas das competências preconizadas por Perrenoud, bem como que esses espaços não formais contribuem para o desenvolvimento profissional dos professores. Ademais, verificou-se que reproduções de experimentos e atividades transmissivas não ocorrem nos clubes investigados. As estratégias adotadas permitem a socialização do conhecimento de forma significativa entre os docentes, clubistas e monitores. Além de abordarem assuntos que podem ser escolhidos pelos estudantes, o trabalho realizado por meio de unidades de aprendizagem deixa evidente que o desenvolvimento das competências docentes é fundamental à formação de cidadãos que pensam de forma crítica e que podem ser motivados a mudar a realidade que os cerca.
The purpose of this investigation was to analyze the development of teaching skills expressed by teachers who work in Science Clubs. This research is a qualitative study case. Interviews were conducted with four working teachers in science clubs at private schools in the southern region of Brazil. The analysis for obtained data was carried out through the Textual Discursive Analysis. The meetings in these spaces, are held during school hours on a specific day of the week. Based on the teachers' reports about their performances in the science clubs, it was possible to identify many of the competences professed by Perrenoud, as well as these non-formal spaces contribute to the professional teachers’ development. Further on, it was found that reproductions of experiments and transmissive activities do not occur in the investigated clubs. The adopted pedagogies allow the socialization of knowledge in a significant way among teachers, club members and monitors. In addition to addressing subjects that can be chosen by students, the work done through learning units makes it evident that the teaching development skills is fundamental to the citizens’ formation who think critically and who can be motivated to change the reality around them.
URI: https://hdl.handle.net/10923/19228
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