Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/19220
Tipo: masterThesis
Título: Estudo das repercussões do PIBID na formação e na atuação docente na percepção de egressos de curso de licenciatura em química
Autor(es): Bó, Adriane Dal
Orientador: Ramos, Maurivan Güntzel
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2020
Palabras clave: PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
QUÍMICA - ENSINO
EDUCAÇÃO
Resumen: Nos últimos anos, a temática da formação de professores tem estado presente em pesquisas e tem sido um tema de debate constante na esfera dos governos e nas universidades. O modelo de formação de professores marcado prioritariamente pelo ensino dos conteúdos disciplinares em detrimento dos conteúdos pedagógicos, mesmo que já contestado, ainda se faz presente. Somado a isso, a formação docente ainda encontra dificuldade de associar a teoria aprendida na Universidade com a prática profissional. Nesse contexto, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência surge com o objetivo de incentivar a formação docente e elevar a qualidade sua formação em cursos de Licenciatura. Assim, a pesquisa aqui apresentada teve por objetivo investigar os impactos do Programa, a partir do seguinte problema de pesquisa: De que modo a participação como bolsista de iniciação à docência do Pibid contribui para a formação do professor de Química e para a sua inserção e atuação docente, na percepção de egressos desse Programa? Para tanto foram produzidos dados pela aplicação de questionário a 40 egressos do Programa, do subprojeto de Química, de uma Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. Após, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco dos respondentes ao questionário, sendo esses licenciados em Química e atuando na Educação Básica.As informações foram analisadas por meio da Análise Textual Descritiva – ATD. Os resultados dessa análise mostram que o Pibid contribui para a formação docente, pois proporciona a compreensão do local de trabalho docente, promove experiência inicial e possibilita uma melhor compreensão dos estudantes, diminuindo assim o distanciamento da teoria aprendida nas Universidades e a prática profissional. Além disso, os resultados apontam que participar do Programa facilita a inserção no mercado profissional, na medida em que oportuniza a experiência tão valorizada pelas instituições de ensino. As repercussões da participação como bolsista do Programa são também evidenciadas na prática profissional desses professores visto que os aprendizados oportunizados reverberam na sua atuação cotidiana, com destaque para a importância atribuída à participação do aluno para que os processos de ensino e aprendizagem sejam efetivos. Portanto, percebe-se neste estudo, a importância do Programa como política pública de incentivo à formação docente e conclui-se pela necessidade de sua continuidade no intuito de favorecer a formação qualificada de um número cada vez maior de professores de Química.
In the past few years, the theme of teacher formation has been present in researches and has been a topic of constant debate in the governmental and university spheres. The model of teacher formation is marked primarily by the teaching of disciplinary content to the detriment of pedagogical content, even if already contested, is still present. In addition, teacher formation still finds it difficult to associate the theory learned at the University with professional practice. In this context, the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program emerges with the objective of encouraging teacher formation and raising the quality of their formation in undergraduate courses. The research presented here aimed to investigate the impacts of the Program, based on the following research problem: How does the participation in an initiation of formation scholarship of Pibid contribute to the formation of teachers of Chemistry and for its insertion and teaching performance, in the perception of graduates of this Program? To this end, data were produced by applying a questionnaire to 40 graduates of the Program, from the Chemistry subproject, from a Higher Education Institution in Rio Grande do Sul. Afterwards, semi-structured interviews were conducted with five of those questionnaire respondents already licensed in Chemistry and working in Basic Education. The information was analyzed using Textual Discursive Analysis.The results of this analysis show that Pibid contributes to teacher formation, as it provides an understanding of the teaching workplace, which promotes initial experience and enables a better understanding of students, reducing the distance from the theory learned at Universities and professional practice. In addition, the results indicate that participating in the Program facilitates the insertion in the professional market, as it provides the experience that is so valued by educational institutions. The repercussions of participation as in the Program are also evidenced in the professional practice of these teachers, as the opportunized learning reverberates in their daily activities, with emphasis on the importance attributed to the participation of the student so that the teaching and learning processes are effective. Therefore, this case, shows the importance of the Program as a public policy to encourage teacher training and concludes that it needs to be continued in order to favor the qualified training of an increasing number of Chemistry teachers.
URI: https://hdl.handle.net/10923/19220
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000500880-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,64 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.