Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/19114
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLahm, Regis Alexandre
dc.contributor.authorPerez, Miguel da Camino
dc.date.accessioned2021-10-26T12:05:00Z-
dc.date.available2021-10-26T12:05:00Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/19114-
dc.description.abstractExiste a necessidade de adaptarmos a sala de aula para estudantes com deficiência visual. O principal obstáculo de aprendizagem destes alunos encontra-se nas dificuldades de comunicação professor-aluno na apresentação de conceitos vinculados a informações visuais. Algumas teses e dissertações em Ensino de Física dos últimos 10 anos no Brasil apresentam propostas para solucionar este problema; entretanto, a maioria utiliza de recursos táteis como imagens em alto-relevo e maquetes, as quais apresentam dificuldades práticas na sua aplicação, como a confecção, o transporte e a reutilização destes materiais. A adoção de objetos de aprendizagem apresenta-se como possível caminho de superação dessas dificuldades, porém a quantidade de objetos acessíveis a pessoas com deficiências visuais disponíveis na web é escassa. Estudos apontam que a utilização de estímulos sonoros é capaz de traduzir informações imagéticas para a compreensão destas por pessoas com deficiências visuais. A presente pesquisa propõe-se a desenvolver um método de ensino de conceitos do Eletromagnetismo – campo elétrico e força elétrica – para estudantes cegos e de baixa visão, utilizando o conceito de substituição sensorial visual-auditiva na criação de simulações sobre os tópicos. A pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo estudo de casos múltiplos, e baseia-se na Análise Fenomenológica Hermenêutica. Os resultados apontam para a eficiência do método desenvolvido.pt_BR
dc.description.abstractThere is a need to adapt the classroom to visually-impaired students. The main learning obstacle of these students is found in the teacher-student communication problems regarding the presentation of concepts that are linked to visual information. Some of the dissertations and thesis on Physics Teaching from the past 10 years in Brazil propose solutions to this problem; however, most of them use tactile resources such as tactile images and mockups, which present practical difficulties in their application, including the production, transportation and reuse of these materials. The adoption of learning objects emerges as a possibility to overcome these difficulties, yet the amount of available accessible objects to the visually impaired on web is scarce. Studies show that it is possible to translate visual information through sound stimuli for its comprehension by the visually impaired. This research objective is to develop a learning object for teaching concepts of the Electromagnetism – electric field and electric force - to blind and low vision students, using the concept of visual-to-auditory sensory substitution to create simulations about the referred topics. The research is of qualitative nature, classified as a study of case.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEDUCAÇÃO INCLUSIVApt_BR
dc.subjectPESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL - EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectACESSIBILIDADEpt_BR
dc.subjectFÍSICA - ENSINOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titlePra cego ver: desenvolvimento de simulações auditivas para o ensino de conceitos de eletromagnetismo de estudantes com deficiências visuaispt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000500871-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,84 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.