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dc.contributor.advisorOliveira, Luciano Denardin de
dc.contributor.authorOrtiz, Gabriel Santos
dc.date.accessioned2021-10-26T12:05:00Z-
dc.date.available2021-10-26T12:05:00Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/19112-
dc.description.abstractNesta dissertação, buscou-se investigar o trabalho docente em escolas privadas que adotam algum Sistema Apostilado de Ensino (SAE). Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso múltiplo, que teve como objetivo compreender as interferências dos SAEs na autonomia de professores de ciências da natureza ou matemática em colégios da rede privada do estado do Rio Grande do Sul. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez professores de diferentes escolas. A partir da transcrição das entrevistas, o corpus foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) ancorada nos pressupostos teóricos sobre autonomia docente de José Contreras. Ao fim do processo de categorização dos dados, emergiram as seguintes categorias: Persuasão: resultados e comunicação; Materiais e Recursos Didáticos; Planejamento e Direcionamento. Os dados indicam diversos elementos que afetam diretamente a prática pedagógica do corpo docente ou camuflam o controle exercido pelas empresas por meio de um discurso de flexibilização. Dessa forma, defende-se que a racionalidade instrumental dos SAEs vem intensificando o processo de proletarização ideológica dos professores ao mesmo tempo em que dissimula seu controle por meio de mecanismos mais sutis que levam a uma autonomia ilusória e enfraquecem movimentos de resistência. Assim, sob essa ilusão de autonomia, os professores se tornam não só vítimas, mas sustentadores do seu próprio processo de proletarização.pt_BR
dc.description.abstractIn this master’s dissertation, we sought to investigate the teaching work in private schools that adopt any Handout Teaching System (HTS). Taking that into account, a qualitative multiple-case study was carried out in order to understand the interference of HTS in the autonomy of natural sciences or mathematics teachers in private schools in the state of Rio Grande do Sul. For this purpose, semi-structured interviews were conducted with ten teachers from different schools. From the transcription of the interviews, the corpus was analyzed using the Discursive Textual Analysis (DTA) and adopting José Contreras' theoretical assumptions about teaching autonomy. At the end of the data categorization process, the following categories emerged: Persuasion: results and communication; Teaching Materials and Resources; Planning and Work Guidance. The data indicate several elements that directly affect the teaching practice or camouflage, through a speech of flexibility, the control exercised by companies. Thus, it is argued that HTS’ instrumental rationality has been intensifying the process of teachers' ideological proletarianization while concealing their control through more subtle mechanisms that lead to illusory autonomy and weaken resistance movements. Therefore, under this illusion of autonomy, teachers become not only victims, but supporters of their own process of proletarianization.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectAUTONOMIA (EDUCAÇÃO)pt_BR
dc.subjectENSINO PARTICULARpt_BR
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectCIÊNCIAS - ENSINOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleSistemas apostilados de ensino e autonomia docente em educação em ciências e matemática: um diálogo com José Contreraspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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