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dc.contributor.advisorSouza, Osmar Norberto de
dc.contributor.advisorCampos, Márcia de Borba
dc.contributor.authorCortes, Vanessa Stangherlin Machado Paixão
dc.date.accessioned2021-10-06T12:08:40Z-
dc.date.available2021-10-06T12:08:40Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/18745-
dc.description.abstractA bioinformática estrutural utiliza técnicas computacionais para o estudo de macromoléculas que possuem estruturas, como DNA e proteínas. Elas possuem detalhes estruturais de difícil compreensão, manipulação e visualização, pois requerem abstrações baseadas em uma interface tridimensional (3D). Neste sentido, alunos cegos enfrentam dificuldades para compreendê-las. Para minimizar este problema e auxiliar a aprendizagem destes conteúdos são utilizados materiais concretos táteis. Entretanto, o mesmo não ocorre em ambientes computacionais, pois as ferramentas de visualização e manipulação de moléculas não são acessíveis. Esta tese tem por objetivo conceber um método para representar informações visuais e 3D de bioinformática estrutural, que integre elementos hápticos e sonoros, a fim de que possam ser acessíveis e manipulados por pessoas que são cegas. Dentro do processo de design centrado no usuário, foram realizadas as etapas de análise do contexto, especificação e concepção de soluções de interface e validação do método segundo a perspectiva de usuários que são cegos e/ou especialistas.Realizamos nove estudos, que incluíram um estudo de caso, uma coleta de dados com 29 professores, uma revisão sistemática de literatura, a criação de material concreto, testes de acessibilidade automatizado e manual e o treinamento com usuário que é cego. A análise dos resultados permitiu a composição de um conjunto de 77 requisitos de software e 26 recomendações de boas práticas para descrição de imagens e construção de materiais concretos, que foram utilizados para concepção de uma interface tangível denominada DeMOLidor e uma ferramenta Web para navegação sonora de estruturas 3D de proteínas, o WalkingMOL. Realizamos um workshop com a participação de 15 usuários com deficiência visual para a validação das soluções desenvolvidas. Os resultados do workshop mostraram que os materiais concretos, o DeMOLidor e o WalkingMOL são adequados às necessidades dos usuários e favorecem à interação de pessoas que são cegas com informações visuais e 3D de bioinformática estrutural, validando os requisitos e recomendações de boas práticas com os quais foram construídos.pt_BR
dc.description.abstractStructural bioinformatics uses computational techniques to study macromolecules that have structures, such as DNA and proteins. They have structural details that are difficult to understand, manipulate and visualize because they require abstractions based on a three-dimensional (3D) interface. In this sense, blind students face difficulties in understanding them. To minimize this problem and to help the learning of these contents, tactile concrete materials are used. However, the same is not true in computational environments, as the molecule visualization and manipulation tools are not accessible. This thesis aims to devise a method to represent visual and 3D information of structural bioinformatics that integrates haptic and sound elements so that they can be accessed and manipulated by blind people. Based on the user-centered design process, the context analysis, specification and design of interface solutions and method validation steps were performed from the perspective of blind and / or expert users.We conducted nine studies, which included a case study, a data collection with 29 teachers, a systematic literature review, the creation of concrete material, automated and manual accessibility testing, and blind user training. The analysis of the results allowed the composition of a set of 77 software requirements and 26 best practice recommendations for image description and construction of concrete materials, which were used to design a tangible interface called DeMOLidor and a web tool for sound navigation. 3D protein structures, the WalkingMOL. We held a workshop with 15 visually impaired users to validate the solutions developed. The results of the workshop showed that concrete materials, DeMOLidor and WalkingMOL are suitable for users' needs and favor the interaction of blind people with 3D visual and structural bioinformatics information, validating the requirements and best practice recommendations with which were built.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectINFORMÁTICA MÉDICApt_BR
dc.subjectPESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUALpt_BR
dc.subjectENGENHARIA DE SOFTWAREpt_BR
dc.subjectINFORMÁTICApt_BR
dc.titleInterfaces acessíveis para usuários que são cegos: um método de representação tátil e sonora da informação em bioinformática estruturalpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Informáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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