Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/18683
Tipo: doctoralThesis
Título: Da (des) esperança á esperança de inserção social da criança imigrante no novo lar: o papel da escola
Autor(es): Silva, Renata Santos da
Orientador: Santos, Andréia Mendes dos
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
RACISMO
XENOFOBIA
CRIANÇAS - ASPECTOS SOCIAIS
IMIGRANTES - EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
Resumo: A imigração na infância é uma temática cada vez mais pertinente na sociedade contemporânea, pois, com o aumento do fluxo migratório, dentro do território sul americano, países como o Brasil passam a ser destino de famílias imigrantes da América Latina e do Caribe. Neste fluxo migratório, chegam famílias e crianças na esperança de um futuro com uma vida mais digna no novo lar. Esta tese tem origem em uma pesquisa realizada na cidade de Porto Alegre, capitaldo estado do Rio Grande do Sul, localizado no sul do Brasil. A pesquisa teve como objetivo analisar como crianças imigrantes de uma comunidade escolar vivenciam no cotidiano do novo lar os direitos presentes na Convenção sobre os Direitos da Criança. Para atingir esse objetivo, o caminho metodológico foi desenvolvido através de uma abordagem qualitativa do tipo exploratória, na qual a Cartografia foi utilizada como procedimento de coleta de informações. Os dados foram coletados entre abril de 2020 e janeiro de 2021, por meio de entrevista com professores, observações assistemáticas e questionário, conforme a possibilidade de ida ao campo durante a pandemia de COVID-19.As informações foram analisadas segundo a Análise de Conteúdo categorial, conforme os pressupostos de Laurence Bardin. As categorias que emergiram do campo foram denominadas (Des)esperança e situações de privações de direitos vividos pelas crianças imigrantes no novo lar e A criança imigrante no cotidiano escolar. Tais categorias englobam as questões verificadas no campo e demonstram que crianças imigrantes vivenciam no cotidiano do novo lar privação de direitos presentes na Convenção dos Direitos da Criança. A primeira categoria aponta que as crianças imigrantes não encontram nas políticas públicas do governo a assistência necessária para o pleno desenvolvimento. A segunda categoria, que trata da criança imigrante no cotidiano escolar, demonstra que a inexistência de políticas orientadoras e normatizadoras por parte da instituição mantenedora da rede de ensino dificulta o acesso dos alunos imigrantes e pode gerar equívocos em manejos pedagógicos. Foi possível concluir que, na escola, situações de racismo e xenofobia se somam à invisibilidade social da criança imigrante, demonstrando a ineficiência das políticas educacionais que propõem o direito de educação para todos.
Immigration in childhood is a more and more pertinent theme in the contemporary society and because of the increase of the migratory flow in the South American territory, countries like Brazil are becoming destinations of immigrant families from Latin America and the Caribbean. In this migratory flow, families and children arrive with the hope of having a best future with a more dignified life in their new home. This thesis has its origin in a research carried out in the city of Porto Alegre, capital of the state of Rio Grande do Sul, located in southern part of Brazil. The research has aimed to analyze how immigrant children from a school community experience the rights present in the Convention about the Rights of the Child while they are living in their new home. To achieve this goal, the methodological path was developed through a qualitative exploratory approach, where the Cartography was used as a procedure for collecting information. It was collected from April 2020 to January 2021.It was done through interviews with teachers, unsystematic observations and a questionnaire. Everything has been conducted according to the possibility of going to the field during the COVID-19 pandemic. The information was analyzed according to Content Analysis Categorical and following the presuppositions of Laurence Bardin. The categories that emerged from the field were called Hope (lessness), Situations of Deprivation of Rights Experienced by Immigrant Children in their New Home, and The Immigrant Child in their Routine of the School Life.These categories encompass the issues verified in the field and demonstrate that immigrant children experience, in the daily life of their new home, deprivation of the rights present in the Convention about the Rights of the Child. The first category points out that immigrant children do not find the necessary assistance for their full development in the government public policies. The second category, which deals with immigrant children in everyday school life, demonstrates that the inexistence of guiding and standardizing policies in the institution that maintains the education system, turn very difficult the access to it of immigrant students and can generate misunderstandings in the pedagogical management. It was possible to conclude that, at school, situations of racism and xenophobia are added to the social invisibility of the immigrant child, demonstrating the inefficiency of the educational policies that propose the right to education for all.
URI: https://hdl.handle.net/10923/18683
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